Urgência 24h de São Cristóvão terá novo fluxo de atendimento para usuários a partir de abril

28/03/2022 - 14:40 Atualizado há 18 horas



A urgência 24h de São Cristóvão, localizada no bairro Eduardo Gomes, terá mudanças em seu fluxo de atendimento de pacientes a partir de 1 de abril, diante do controle atual da pandemia e a diminuição de novos casos de covid-19 e internados pela doença no município.

 

A mudança se refere aos atendimentos de pessoas com síndromes gripais que atualmente são atendidos exclusivamente na ala Covid, uma área separada dos demais pacientes, que será reestruturada para atender a sua demanda. A partir de abril, todos os pacientes que procurarem a Urgência 24h, apresentando sintomas gripais ou qualquer outro quadro clínico semelhante, deverão ser atendidos em um mesmo local e recebidos por uma mesma porta de entrada, entretanto, será mantido o atendimento e a assistência separada.

 

“A Unidade de urgência teve que em 2020 abrir uma nova ala para pacientes sintomáticos respiratórios. E durante 2020 e 2021 tivemos uma alta demanda no fluxo de atendimento no quadro respiratório, casos positivos de covid-19 e internações de pacientes com intubações em quantidade considerável em nível de suporte para nossa Unidade”, afirmou Camila Gerente da Urgência 24h.

 

Camila Gerente da Urgência 24h

 

 

 “Hoje nos encontramos com uma baixa demanda de internações, de atendimento de porta, graças ao que a vacina tem efetivado no processo de diminuição da pandemia. Então foi optado por manter uma mesma porta de entrada de urgência com atendimentos segregados. Todos entrarão pelo menos local e,internamente, todos serão triados, acolhidos e orientados de acordo com seus sintomas. Já não existe a necessidade de manter duas alas, ou seja, duas portas de entrada”, explica a gerente.

 

 

 

Ingrid Santos, enfermeira e coordenadora da atenção especializada, reforçou que usuários com sintomas leves, devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de referência. “Nosso perfil são os casos mais graves e complexos de urgência e emergência”, complementou a coordenadora.

 

 

Entenda o novo fluxo de atendimento na Urgência 24h

 

A porta de entrada da Urgência 24h, localizada na rua Sessenta e Dois (atual recepção), será fechada para os usuários, ficando disponível exclusivamente para pacientes que chegarem em ambulância. Já a nova porta de entrada (nova recepção), localizado na Av Marginal (antiga ala covid), será disponibilizada para todos os usuários que procurarem atendimento.

 

 

Nova porta de entrada (nova recepção) para todos os usuários, localizado na Av Marginal (antiga ala covid)

 

 

Ao chegar o paciente dará as informações necessárias à ficha/prontuário e dirá se apresenta queixa gripal ou qualquer outra queixa clínica. Os pacientes com quadro gripal aguardarão atendimento em um espaço separado dos demais pacientes que apresentem outras queixas clínicas. Casos graves e/ou críticos serão encaminhados direto para estabilização.

 

Um(a) enfermeiro(a) fará a chamada classificação de risco, que é uma avaliação do paciente para determinar a necessidade de um atendimento mais urgente, ou seja, a identificação de pacientes que necessitam de tratamento imediato. Logo após, haverá o atendimento médico em salas separadas, para atendimento de quadro respiratório e para atendimento de quadro clínico. Após o atendimento, o paciente recebe medicação, alta hospitalar ou outras providências (conduta médica a depender do quadro clínico do paciente).

 

 

 

 

Novo cenário epidemiológico

 

 

São Cristóvão tem apresentado há algumas semanas uma diminuição considerável de novos casos de covid-19. Em fevereiro o município apresentou queda de 91% nos novos casos de covid-19 em relação ao pico da pandemia no município (terceira onda), registrado em janeiro de 2022. De lá para cá, esse quadro vem melhorando a cada dia, o que coloca o município em uma situação epidemiológica mais confortável frente à diminuição de sobrecarga nos serviços de saúde que atendem esse público. 

 

 

Dessa forma, todos os ambientes de saúde, incluindo a urgência 24h, estão se readequando ao novo cenário, em uma reorganização de seus fluxos internos para otimizar os espaços e o atendimento à população.

 

 

Fotos: Dani Santos