Unidades de Referência para Síndrome Gripal já realizaram mais de 700 atendimentos

05/06/2020 - 20:02 Atualizado há 2 dias

Pensando no cuidado com os munícipes durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Cristóvão disponibilizou duas Unidades de Referência para pacientes com Síndrome Gripal. Desde abril, foram atendidas 728 pessoas e realizados 95 testes, entre eles 69 testes rápidos e 26 RT-PCR, nos dois locais. As equipes de todas as Unidades de Saúde do município são capacitadas e também realizam atendimentos e testes.

“Todas as Unidade foram capacitadas para a realização dos dois tipos de testes que existem no município: RT-PCR e teste rápido. Ambos têm critérios a serem respeitados na realização. O RT-PRC é realizado mais na fase aguda, no início dos sintomas, e o teste rápido mais no final, a partir do 10º dia do início dos sintomas.”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa.

A coordenadora ainda explicou como funciona o fluxo para a realização de teste. “Os testes rápidos, principalmente, são enviados pela Secretaria Estadual de Saúde e eles ficam concentrados aqui, na Coordenação de Vigilância Epidemiológica, para que a partir do agendamento dos testes com os pacientes, a gente disponibilize para que seja realizado naquele dia determinado. Visto que, normalmente, não é feito no primeiro dia do atendimento, porque o paciente geralmente chega numa fase mais aguda e nós agendamos após os dez dias do início dos sintomas.”

As referências municipais são a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jairo Teixeira de Lima, localizada na Av. Félix Pereira S/N, no bairro Centro Histórico; e UBS Maria José Soares Figueiroa/Urgência 24h (contêiner), na Av. Marginal S/N, no bairro Eduardo Gomes. A ala de atendimento exclusivo para pacientes com Síndrome Gripal da Urgência 24, localizada no bairro Eduardo Gomes, foi aberta no dia 12 de maio. Apenas no mês de maio, foram 544 atendimentos, 26 coletas de RT-PCR e 18 de testes rápidos no novo setor.

“Aplicamos alguns indicadores na Urgência 24h que são avaliados diariamente e consolidados a cada mês. Avaliamos tempo de espera na recepção da urgência, quantitativo de pacientes atendidos por turno e o tempo de permanência de pacientes graves na sala de estabilização.”, declarou a coordenadora de Atenção Especializada, Ingrid Santos.

A coordenadora ainda explica que o núcleo de atendimento aos sintomáticos respiratórios funciona como uma unidade hibrida. “Os usuários inicialmente são acolhidos dentro do contêiner com profissionais da atenção básica e a partir desse atendimento recebem os encaminhamentos, seja para alta com orientações ou uma intervenção que pode ser básica, como uma medicação rápida ou avançada com medidas invasivas.”

Desde o dia 13 de abril, foram atendidos 184 pacientes e realizados 51 testes rápidos na UBS Jairo Teixeira de Lima. De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Carolina Anunciação, o atendimento nas unidades segue o fluxo Fast-Track, recomendado pelo Ministério da Saúde. “Primeiro, identifica se o paciente vai ter condições clínicas que são relacionadas a síndrome gripal ou se é outra questão. A partir da triagem, se faz os encaminhamentos para isolamento domiciliar ou acolhimento na Unidade de Urgência com ala exclusiva para sintomáticos, que necessitam de uma maior observação por apresentarem algum sinal de gravidade. O objetivo é que esses usuários tenham um local específico para serem atendidos, evitando que a doença se agrave, a equipe é preparada para o atendimento desses casos.”

Síndrome Gripal

As pessoas que apresentarem sintomas leves de Síndrome Gripal, como tosse, febre, dor de cabeça e outros, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, ou as Unidades de Referência (Jairo Teixeira ou Maria José Soares Figueroa/Contêiner).  Em caso de dificuldade respiratória e falta de ar, a Atenção Especializada (Hospital ou Urgência 24h) é o mais indicado. Em caso de dúvidas sobre o Coronavírus, entre em contato através do WhatsApp do serviço 9883-6201.