Unidade de Saúde da Cabrita é entregue após requalificação da estrutura

06/08/2020 - 15:04 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou mais um equipamento para atender a população do município. A partir desta quinta- feira (6), os moradores do povoado Cabrita passam a contar com a Unidade de Saúde da Família Maria Luiza dos Santos Nascimento totalmente requalificada. O investimento foi de pouco mais de R$ 95 mil, oriundos de recursos próprios, do Ministério da Saúde e emenda parlamentar, através do deputado Valadares Filho.

Na entrega da requalificação, o prefeito Marcos Santana destacou que as mudanças feitas no prédio refletem o cuidado que a Prefeitura tem com a população. “Em 2017 fiz uma visita à unidade e constatamos que era um espaço que não tinha condições de atender os profissionais e a população. Hoje, estamos entregando esse equipamento que contará com serviços de saúde da melhor qualidade, respeitando a comunidade como deve ser”, destaca o gestor.

De acordo com a diretora de vigilância e atenção à saúde, Mayra Oliveira, a requalificação da unidade propiciou, por exemplo, com que uma equipe odontológica fosse disponibilizada para a comunidade. “Antes a população daqui precisava ir até a unidade do Tijuquinha ou no Eduardo Gomes para receber atendimento odontológico. Agora temos um novo consultório, onde teremos dentistas todos os dias para a comunidade. Além disso, a unidade também está com equipe de saúde completa, que atende os povoados da Cabrita, Várzea Grande e Camboatá”, explica Mayra.

O nome do espaço homenageia Maria Luiza dos Santos Nascimento, que esteve a frente da unidade durante mais de 10 anos. Na entrega, parentes dela destacaram a felicidade em ver o prédio requalificado. “Vejo essa entrega com alegria, satisfação e honra para todos os moradores do povoado. Nunca fomos tão bem servidos como estamos sendo nessa gestão. Minha saudosa esposa se dedicou muito a essa unidade, e ver ela desse jeito hoje nos deixa muito satisfeitos”, afirma o morador do povoado Cabrita, Gileno Francisco Nascimento, que foi casado com a homenageada.

Kátia Rejane, gerente da unidade e Gileno Francisco, morador do povoado Cabrita

Serviços executados

A unidade recebeu os seguintes serviços: revisão de forro, instalação de esquadria de blindex, instalação de novas pias e bancadas, instalação de grades de proteção (janelas e ar condicionados), climatização das salas de atendimento, revisão hidráulica, revisão elétrica e revisão no telhado (substituição de telhas e calha). Também foi feito o revestimento e piso cerâmico em toda a unidade e substituição das esquadrias de madeira e ferro.

A gerente da unidade, Kátia Rejane da Conceição, também destacou a qualidade do serviço que será ofertada para a população. Somente no povoado Cabrita, são 271 famílias atendidas. “Temos agora um espaço todo requalificado, adequado e confortável, toda equipe de saúde e odontológica presente, atendendo todos os moradores”, completa.

A entrega da unidade contou com a presença do vereador Edson Pereira.

Fotos: Heitor Xavier