Último dia do Carnaval dos Carnavais é marcado por muita animação nas ruas de São Cristóvão

22/02/2023 - 15:59 Atualizado há 3 horas



Foram cinco dias de muita folia e diversão para os sancristovenses e visitantes que estiveram presentes em mais uma edição do Carnaval dos Carnavais. Após dois anos sem acontecer em razão da pandemia da Covid-19, o evento promovido pela Prefeitura de São Cristóvão através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), voltou trazendo o melhor desta época do ano.



Bloquinhos de rua com bandas de frevo e os bonecos gigantes, são características do Carnaval dos Carnavais que tem como principal intuito contribuir para a manutenção dos blocos já existentes na cidade e incentivar o surgimento de novos, para que a tradição seja passada ao longo dos anos. Além disso, outras 12 bandas se apresentaram no palco da Praça da Matriz e no Centro Comercial do Eduardo Gomes, garantindo a folia durante as noites. 

 



 

Na tarde desta terça-feira (21), alguns dos blocos tradicionais da cidade desfilaram pelas ruas históricas do município. Foram eles: “Mulekada”, “Bloquinho do Fasc”, “As Chiquinhas”, “Zé Folia” e “A Porta”. Eles levaram muita animação durante todo o trajeto, fazendo com que o público os acompanhasse mesmo embaixo de chuva.

 

 

 

 

Já a noite, foi a vez de Zanny subir ao palco da Praça da Matriz para manter a energia lá no alto. E em seguida, Piterson foi o responsável por finalizar a noite e o Carnaval dos Carnavais.

 


Zanny, A Musa

 

Piterson

 

O prefeito Marcos Santana marcou presença mais uma vez no evento, saindo em alguns blocos. Para ele, o Carnaval dos Carnavais teve um saldo positivo, a medida que trouxe alegria para a população, movimentou o turismo e a economia do município. “Nosso balanço desses cinco dias é bastante positivo. Fazemos um Carnaval tradicional, para a família, buscando sempre alegria, paz e amor. Esse é o modelo que existe há mais de 20 anos na cidade e que nós queremos que se consolide cada vez mais”, afirmou. 



Marcos Santana, prefeito

Sancristovenses e turistas aprovam o evento



Durante os cinco dias, sancristovenses e visitantes de outros municípios puderam curtir com tranquilidade o evento promovido pela Prefeitura. E foi justamente esse clima que motivou a aracajuana Leda da Rocha a vir aproveitar o Carnaval mais um ano na Cidade Mãe. “Aqui tem o Carnaval tradicional, com o frevo, as marchinhas, e é disso que eu gosto, por isso sempre venho. É um Carnaval para todo mundo, e tudo com tranquilidade e diversão”, apontou.



Leda da Rocha

 

Diferente da Dona Leda, que já está familiarizada com o clima carnavalesco de São Cristóvão, outros visitantes puderam conhecer pela primeira vez os festejos nas ruas da quarta cidade mais antiga do país. Foi o caso da Iolanda Costa, de Salgueiro-PE, que trouxe a família para cair na folia no último dia do Carnaval dos Carnavais. “Não conhecia a cidade, mas estou amando. Os bloquinhos são muito animados, tudo muito bem organizado, com policiamento, tudo maravilhoso. Ano que vem, se Deus quiser, a turma inteira estará aqui novamente”, declarou. 

 


Iolanda Costa (à esquerda) e sua família

 

E os sancristovenses também aproveitaram até o último minuto da festa. Apaixonada pelo Carnaval, Teresa Célia Prado Louzada caprichou no figurino para acompanhar a festa e fez questão de decorar toda sua casa para época do ano que ela tanto gosta. “Carnaval é a minha vida. Desde pequena que sou apaixonada por essa festa. Amo muito essa tradição, as bandinhas de rua e tudo que envolve o evento”, destacou a aposentada.


Teresa Célia Prado

 

Ao atrair visitantes e sancristovenses para as ruas da cidade, o Carnaval dos Carnavais também movimentou o comércio local, contribuindo para a geração de emprego e renda no município. A comerciante Anali Souza foi uma das que participaram do cadastro de ambulantes realizado pela Prefeitura e destacou o saldo positivo nestes dias de festa. “Muito boa essa oportunidade de poder vender aqui e ter uma renda a mais. Já estou na expectativa para os próximos anos”, afirmou. 

 

Anali Souza

 

 

Fotos: Dani Santos