UBS promovem ações de saúde no Dia Internacional da Mulher

08/03/2021 - 15:02 Atualizado há 1 dia



O Dia Internacional da Mulher tem sido historicamente um dia de homenagens às mulheres, mas também um dia de lutas por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos na sociedade. Em São Cristóvão, é também uma oportunidade para a rede de saúde do município reforçar as informações acerca da saúde das mulheres, a partir de diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde.

 

As atividades envolvem a realização de testes rápidos, vacinas, exames de lâmina, auto exame das mamas e palestras direcionadas ao público feminino. Na UBS Parque Santa Rita, por exemplo, aconteceu hoje (08) uma série de orientações às usuárias do local. “Falamos sobre o dia especial da mulher, em como somos importantes. Também falamos sobre as doenças na gestação, a importância do pré-natal, como se cuidar após o parto e as prevenções para evitar outra gestação”, afirmou a Izabel Eloá, Gerente da UBS Parque Santa Rita, na Zona rural de São Cristóvão.

 

Já na UBS Ironia Maria, no bairro Romualdo Prado, as usuárias receberam lembrancinhas e puderam assistir a um ciclo de palestras junto à equipe de saúde, que abordaram os temas “Ser mulher na atualidade”,  “Auto-estima feminina” e “Cuidados com a saúde”.

 

 

UBS Irônia Maria

 

 

Outras ações estão previstas para todo o mês de março e envolvem a promoção da qualidade de vida das mulheres, com orientações quanto à prevenção de doenças, planejamento familiar, e exames preventivos entre outros. Essas e outras ações acontecem dentro do cronograma específico de cada Unidade Básica de Saúde do município, no horário de funcionamento das UBS.

 

 

Entrega de lembrancinhas na UBS Irônia Maria

 

 

CRONOGRAMA DA UBS

 

 

24/03/2021

Luiz Alves

 

 

Citologia

Testes rápidos

Exame clínicos das mama

Sala de espera com orientações sobre saúde da mulher

 

 

19/03/2021

Massoud Jalali

Citologia com resultado no mesmo dia

Teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite C e B

Exame clínico das mamas

Solicitação de mamografia

Orientações de saúde bucal

Sala de espera

 

 

 

16/03/2021

Maria José Soares Figueiroa

Citologia

Teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite C e B

Exame clínico das mamas

Solicitação de mamografia

Orientações de saúde bucal

Sala de espera

 

 

 

16/03

13:00

UBS Sinval José

Associação de Moradores

 

Avaliação Odontológica

Teste rápido

Acolhimento com Mulheres reforçando a importância de realizar citologia