Trajetória da primeira equipe de atenção primária prisional de Sergipe é tema em webnário

21/07/2021 - 18:01 Atualizado há 3 dias



 

Nesta quarta (21) a secretaria de saúde de São Cristóvão realizou o webnário “Mãe de Todos: A trajetória da primeira equipe de atenção primária prisional de Sergipe”. O evento teve em sua abertura a presença de Eliane Aquino (vice-governadora de Sergipe), Jairo Júnior (Coordenador de Saúde DEPEN/MJ), Neuzice Barreto (representante do Ministério da Saúde), Fernanda Santana (secretaria de saúde de São Cristóvão), Wagner Mendonça (Apoio Institucional para saúde prisional da SMS de São Cristóvão) além do prefeito de São Cristóvão Marcos Santana.

 

 

Fernanda Santana, secretaria de saúde de São Cristóvão

 

 

“Estamos abrindo um webnário sobre saúde prisional e sabemos que não é normal nesse país agir em prol de pessoas privadas de liberdade. O que se quer nesse país, ainda que as pessoas não tenham coragem de dizer publicamente, é que essas pessoas sejam depositadas em locais e sejam não somente privadas de liberdade, mas também privadas de direitos. Mas São Cristóvão assumiu a sua responsabilidade com essa população de mais 2800 pessoas”, afirmou o prefeito Marcos Santana.

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

 

“A responsabilidade é a de cuidar da saúde dessas pessoas, com uma equipe custeada com recursos próprios. E fazemos isso porque é nossa responsabilidade e também porque essas pessoas não podem ser privadas de direitos nem do acompanhamento de saúde. Com este webnário, que possamos discutir e evoluir ainda mais a política nacional de saúde prisional”, afirmou o prefeito Marcos Santana.  

 

 

Wagner Mendonça (Apoio Institucional para saúde prisional da SMS de São Cristóvão

 

 

Segundo Wagner Mendonça, Apoio Institucional para saúde prisional da SMS de São Cristóvão, a Equipe de Atenção Primaria Prisional (EAPP) tem aberto o Copemcan como campo de formação profissional para o SUS. "Temos recebido estagiários, inserido a residência multiprofissional de saúde da família, feito conversas com a residência em psiquiatria, porque entendemos que o compromisso da formação é preparar profissionais para o SUS com as suas necessidades e sem sombra de dúvidas a saúde prisional é uma necessidade de formação", explicou ele. 

 

 

O evento faz também alusão à 1ª equipe de saúde prisional do Estado de Sergipe, que completou em junho um ano de existência, custeada com recursos próprios do município de São Cristóvão. “É com muito orgulho que fiquei sabendo dessa primeira equipe de saúde do estado de Sergipe e tinha de ser em São Cristóvão, que tem sido uma gestão de muitos exemplos e que mostra muito comprometimento com todas as áreas. Que isso seja um exemplo para outros municípios”, afirmou Eliane Aquino, vice-governadora de Sergipe.

 

 

O evento continua nesta quinta-feira (22) a partir das 8h da manhã, e será transmitido novamente pelo canal no Youtube da Prefeitura de São Cristóvão através do link: https://www.youtube.com/watch?v=I18laJH6uwo

 

A abertura do webnário e a primeira conferência desta quarta (21) também está disponível no canal da prefeitura de São Cristóvão. 

 

 

Confira a programação completa:

 

 Dia 21/07/21

 

8h – Mesa de abertura I

Marcos Santana -

Prefeito de São Cristóvão

Eliane Aquino   -

Vice governadora de Sergipe

Jairo Júnior       -     Coordenador de Saúde DEPEN/MJ

 

Neuzice Barreto  - representante do Ministério da Saúde

 

 

8:45 – Mesa de abertura II

 

Fernanda Santana – Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão

Luís Cláudio Almeida Santos – Promotor de Justiça do MP/SE

Raymundo Napoleão - diretor do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público

 

 

 

9:30 – Conferência de Abertura – Atrás das grades: Quem somos?

Domiciano Siqueira – Consultor na área de direitos humanos e processos de exclusão

Mayra Mendonça – Diretora de Vigilância e Atenção à saúde SUS/SC

Genaldo Freitas – Coordenador de Reinserção Social SEJUC/SE

 

 

Dia 22/07/21

 

Mesa I – Tragédia é quando morte vira comum

Wagner Mendonça de Morais – Apoiador Institucional de Saúde Prisional SUS/SC

Jolene Feitoza – Assistente Social EAPP SUS/SC

D'klin Cardoso – Diretor do COPEMCAN

Vitor Goes - Médico Clínico EAPP SUS/SC

 

 

Mesa II – É preciso estar atento e forte

Beatriz Costa – Coordenadora de Vigilância Epidemiológica SUS/SC

Elis Correa – Coordenadora de Vigilância Ambiental SUS/SC

Ueslânia Santos – Enfermeira EAPP SUS/SC

Wilma Ramos - Enfermeira EAPP SUS/SC

 

 

 

Fotos: Dani Santos