Trabalhadores Rurais de São Cristóvão são beneficiados com a entrega de cartões do Programa Mão Amiga e palestra sobre Agricultura Familiar

17/07/2023 - 17:28 Atualizado há 1 dia

Nesta segunda-feira (17), trabalhadores rurais de São Cristóvão se reuniram em um evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), para a realização da entrega dos cartões do Programa Mão Amiga. Durante o evento, como contrapartida do programa, os trabalhadores rurais do povoado Cardoso assistiram a uma palestra que enfatizou a importância da assistência social para a agricultura familiar. A palestra destacou informações sobre como melhorar as práticas agrícolas, aumentar a produtividade e promover o desenvolvimento sustentável.

Maria do Carmo Batista Santos, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de São Cristóvão, destacou que o valor oferecido pelo programa é visto como um investimento crucial para esses trabalhadores. “Os agricultores estão agora na segunda parcela do benefício, após se esforçarem muito para garantir o cultivo da cana-de-açúcar ao longo do ano. Porém, existem os três meses da entressafra e, neste momento, a situação pode se tornar crítica. É por isso que o apoio financeiro é importante, inclusive eu o considero como um investimento realizado pelo governo, pela gestão municipal e pelo sindicato, que estão constantemente empenhados em melhorar a vida desses trabalhadores”, ressaltou.

Edcarla Soraia, coordenadora de inclusão produtiva e geração de renda da Semas, ressaltou que a gestão municipal, por meio da coordenadoria de inclusão produtiva, não mede esforços quando o assunto é viabilizar apoio à agricultura familiar na região e reconhece o papel da iniciativa na produção de alimentos e na geração de emprego e renda. “Essa troca de cartões é realizada anualmente e as palestras fazem parte deste processo, tendo a participação dos beneficiados como uma contrapartida para que eles se mantenham no programa e desfrutem não só do aporte financeiro, mas das informações abordadas”, frisou.

Edcarla Soraia, coordenadora de inclusão produtiva e geração de renda da Semas

A coordenadora destacou que a Semas desempenha um papel fundamental na logística, ao articular o transporte, em conjunto com o sindicato, que é de extrema importância, pois possui um alcance significativo junto ao público-alvo.  “Enquanto isso, a equipe da inclusão produtiva concentra os esforços na qualificação e capacitação profissional dos trabalhadores rurais. Essas palestras ministradas pelo Estado, têm o objetivo de empoderar e fortalecer os trabalhadores, por isso o nosso compromisso em viabilizar esta parceria e buscar todas as oportunidades de melhorar as condições desses profissionais nesse período da entressafra”,  disse a coordenadora.

Edivan Santana da Silva, técnico bancário, ressaltou que este é um momento de fragilidade para aqueles que trabalham no cultivo da cana-de-açúcar. “Nesse sentido, o Governo criou essa iniciativa de fornecer auxílio durante esse período desafiador. O papel do setor bancário é agir com responsabilidade social e auxiliar em momentos difíceis como esse. Contamos com o apoio fundamental da Prefeitura, responsável por organizar toda a logística de maneira eficiente, garantindo que todos recebam o apoio necessário e não sintam tanto o impacto da queda na produção da cana-de-açúcar”, pontuou.

Edivan Santana da Silva, técnico bancário

Trabalhadores rurais beneficiados agradecem

Com a segunda parcela do benefício recebido e os novos cartões em mãos, os trabalhadores rurais estão entusiasmados com o auxílio e com a participação nos encontros informativos. A trabalhadora Eucidânia Alves dos Santos é uma delas. “Eu trabalho nos maquinários da cana-de-açúcar há cinco anos. Recebo o benefício e ele é de extrema importância não apenas para mim, mas para todos os que trabalham nesse mesmo ramo. Nesse período da entressafra muitas famílias ficavam desnorteadas, sem saber o que fazer, mas com este auxílio temos uma ajuda significativa e somos agradecidos por isso”, pontuou.

Eucidânia Alves dos Santos, trabalhadora rural

Maria Helena Gomes dos Santos é plantadora de cana e considera este auxílio como de grande importância porque auxilia as famílias nesse período de três meses. “Muitas famílias não têm as mesmas oportunidades e a maioria fica realmente sem trabalhar, pois não conseguem serviços extras. Eu tenho mais quatro irmãs que vivem nessa mesma situação e somos todas gratas por cada encontro, por todo aprendizado e pela ajuda financeira também”, afirmou.

Maria Helena Gomes dos Santos, plantadora de cana

O trabalhador rural João Antônio dos Santos Filho também é grato pelo benefício e não perde um encontro realizado pela parceria entre Prefeitura e Banese. “Este é um período em que ficamos desempregados, não tem outro termo a não ser esse. Então precisamos desse benefício. É um valor que significa muito porque chega na hora que mais precisamos. Muitas famílias sobrevivem desse auxílio e graças a Deus a gestão consegue o transporte, o que facilita muito a nossa vinda”, agradeceu.

João Antônio dos Santos Filho, trabalhador rural

Sobre o Programa Mão Amiga

O Programa Mão Amiga é realizado pelo Governo de Sergipe desde 2009, com o objetivo de combater os efeitos do desemprego entre os trabalhadores rurais, ocasionado nos períodos da entressafra dos cultivos da cana-de-açúcar e da laranja.

Fotos: Heitor Xavier