Testes de gravidez serão disponibilizados nas UBS de São Cristóvão

27/01/2021 - 18:54 Atualizado há 4 horas



São Cristóvão começa a disponibilizar Testes Rápidos de Gravidez (TRG) nas Unidades Básicas de Saúde do município. A rede dispõe de 960 testes que serão ofertados à mulher adulta, jovem, adolescente ou à parceria sexual pelas equipes de Atenção Básica. Os Testes poderão ser realizados dentro ou fora da unidade de saúde, respeitando o direito de autonomia e sigilo de quem procura o serviço.

 

 

Segundo Juliana Silveira, Referência Técnica em Saúde da Mulher, o profissional de saúde deverá ofertar ajuda para realização do teste, caso a pessoa deseje, além de realizar o acolhimento à usuária desde a procura até o pós-teste. “O acolhimento fundamenta-se no tratamento digno e respeitoso. A escuta, o reconhecimento, a aceitação das diferenças, o respeito ao direito de decidir de mulheres e homens, adolescentes e jovens, assim como o acesso à assistência e a resolutividade do serviço, são características desse acolhimento. A capacidade de escuta pressupõe imparcialidade bem como respeito à autonomia dos sujeitos, inclusive para poder lidar com as questões emocionais advindas de um resultado não esperado”, afirma Juliana Silveira.

 

 

 

Juliana Silveira, Referência Técnica em Saúde da Mulher de São Cristóvão

 

 

Ainda segundo ela, em qualquer circunstância, o acolhimento deve ser realizado pelo profissional de saúde no sentido de garantir informação qualificada e fortalecer o vínculo com a usuária. “Deve ser facilitado o acesso ao TRG, com respeito e atenção específica às adolescentes, devido às singularidades da faixa etária. Independentemente do atraso menstrual, todas as mulheres que relatem exposição à relação sexual desprotegida podem e devem realizar testagem para IST (sífilis, HIV, hepatites B e C)”, complementa Juliana Silveira.

 

 

O teste é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual e integra um dos componentes da Rede Cegonha, estratégia implementada em 2011 pelo Ministério da Saúde. A Rede tem por objetivo estabelecer uma oferta de cuidados que assegure às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. Além disso, busca assegurar à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudável.

 

Fotos: Dani Santos