Testagem para covid-19 é realizada no bairro Eduardo Gomes em São Cristóvão

28/06/2021 - 15:40 Atualizado há 22 horas



Uma ação de testagem da covid-19 foi realizada na manhã de hoje (28) junto à população do bairro Eduardo Gomes. A ação em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi direcionada às pessoas assintomáticas, ou seja, aquelas que não apresentam sintomas gripais. Foram distribuídas 120 senhas para realização de dois exames: o Teste Rápido e o teste RT-PCR.

 

 

 

 

 

“Estamos em São Cristóvão utilizando o teste de antígeno detectando a nucleoproteína do SARS-CoV-2. A vantagem desse teste é que o resultado sai em 15 minutos, podendo então diagnosticar o paciente que tem a covid-19, e rapidamente induzi-lo ao isolamento e ao controle e monitoramento desse paciente. Além disso, estamos fazendo também os anticorpos para verificar qual a parcela da população já teve contato com o novo coronavírus”, afirmou Lysandro Borges, professor do Departamento de Farmácia da UFS e coordenador da Força-Tarefa Covid-19 – UFS.

 

 

 

 

 

A testagem foi realizada com pessoas de diferentes faixas etárias, que receberam o resultado do teste rápido na hora e irão aguardar o resultado do RT-PCR após 5 dias úteis.  “É importante fazer o teste pois saberemos se já tivemos o vírus e se estamos infectados no momento. Agora vou aguardar o teste em casa”, afirmou  Kathllen Nayara, 25 anos.

 

 

 

 

“A gente precisa se proteger e proteger nossa família. Recentemente perdi meu esposo vítima da covid, então acho de suma importância a testagem. Vou fazer junto com minha filha, pois como não estamos com sintoma, mas queremos saber se tivemos ou se estamos com a doença, “ relatou Wilma Menezes, 35 anos.

 

 

Fotos: Heitor Xavier