SMTT realiza mais uma ação educativa para conscientizar condutores

07/06/2022 - 15:11 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT/SC), realizou nesta terça-feira (07) uma blitz educativa em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). A ação aconteceu no SergipeTec, e teve o objetivo de orientar os condutores sobre os cuidados no trânsito e a importância da manutenção rotineira dos veículos sob o foco na sustentabilidade e prevenção de acidentes.

Equipe reunida para orientar condutores de veículos

De acordo com Roseleny Oliveira, coordenadora de educação para o trânsito da SMTT/SC, as orientações educativas são constantes, com o intuito de conscientizar os condutores a respeito da importância de seguir à risca o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Estamos reforçando, para cada motorista e motociclista, a conscientização no que diz respeito às normas de circulação, devido ao alto índice de acidentes gravíssimos que vêm ocorrendo no município. A atenção deve ser redobrada dos condutores para com os ciclistas, assim como para com os motociclistas, além da manutenção dos veículos, o que contribui para a preservação da vida, reduzindo acidentes e danos ambientais”, enfatizou.

Roseleny Oliveira, coordenadora de educação para o trânsito da SMTT/SC

De acordo com o CTB, os veículos de maior porte têm responsabilidade pela segurança dos menores, assim como é dever de todos zelar pela segurança do pedestre. Logo, deve haver uma rede de cuidados para a segurança de todos os usuários. No que se refere à manutenção dos veículos, a legislação deixa claro que, carros e motos em mau estado de conservação, como pneus desgastados, problemas elétricos, motores desregulados, podem ser nocivos inclusive ao meio ambiente, devido à emissão de poluentes e ruídos.

A partir de alguns itens presentes no CTB, pode-se observar que os cuidados com o trânsito estão diretamente atrelados às práticas sustentáveis, o que logo nos remete a ações de preservação do planeta. Porém, de acordo com Rafael Alcântara, assistente administrativo do Sest Senat, trata-se de um conceito que transpassa essa ideia. “Através dessa parceria da SMTT de São Cristóvão com o Sest Senat conseguimos mostrar que a sustentabilidade é um conceito que vai muito além dos cuidados com o meio ambiente, ela está relacionada à forma como interagimos com o mundo e como cuidamos do meio no qual estamos inseridos”, salientou.

Rafael Alcântara, assistente administrativo do Sest Senat

Despoluir: Programa Ambiental de Transporte do Sest Senat

Motoristas orientados durante a ação

Márcio Cleiton Santos, motorista de aplicativo, considera esta ação de suma importância não só pela prevenção de acidentes, mas pela preservação da vida através dos cuidados com o meio ambiente. “Esta ação é importantíssima, tanto para nos atentarmos sobre a importância do cuidado com a vida, quanto para nos conscientizarmos sobre essa sintonia entre o trânsito e a preservação do ar que respiramos”, disse.

Márcio Cleiton Santos, motorista de aplicativo

Paulo Fernando de Lima também trabalha como motorista de aplicativo e, por conta da sua rotina nas ruas da cidade, diz com propriedade que a necessidade de modificar a conduta no trânsito é urgente. “São motoristas com celular na mão e o carro em movimento, muitos desatentos, realizando ultrapassagens perigosas, o que prejudica a todos nós, inclusive aos que cumprem devidamente com as regras. Então esse trabalho de educação no trânsito nos traz certa tranquilidade porque nos serve de alerta para a prevenção”, explicou.

Paulo Fernando de Lima também trabalha como motorista de aplicativo

A perita criminal na SergipeTec, Juliana Santos, recebeu as orientações e parabenizou as equipes pelo importante trabalho que vêm realizando. “Eu acredito que a educação é o caminho para a mudança, por isso toda a orientação será pouca, principalmente quando se trata de preservar a vida. Eu trabalho com exames toxicológicos e recebo muitas demandas de acidentes de trânsito. Além do uso do álcool, o excesso de segurança e a imprudência com o uso do celular também afetam diretamente a atenção do motorista”, destacou.

Juliana Santos, perita criminal na SergipeTec

Entrega de brindes das equipes para os condutores

Fotos: Heitor Xavier