SMTT e CPTRAN realizam palestra para condutores de transporte escolar do município

12/05/2022 - 15:09 Atualizado há 2 dias



Nesta quinta-feira (12), no auditório da Vitória Transportes, a Superintendência de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (SMTT), em parceria com a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN), realizou mais uma ação voltada para a educação de motoristas e pedestres, em alusão à campanha do Maio Amarelo. Desta vez a palestra teve como tema “Acidentes correlacionados a embriaguez no volante”, direcionada aos motoristas que transportam estudantes no município.

 

 

O tema foi escolhido em decorrência do crescente número de autuações por embriaguez no trânsito, o que acarreta, além do risco de acidentes fatais, multa e consequências penais. De acordo com o coordenador de educação para o trânsito da CPTRAN, Tiago Damasceno Pereira, “este projeto com a SMTT de São Cristóvão é importante para disseminar as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e assim conscientizar os motoristas a terem uma conduta adequada. E o tema de hoje ressalta as consequências desse tipo de imprudência, que a depender da gravidade, pode tirar do condutor a condição de réu primário”, explicou.

 

Tiago Damasceno Pereira, coordenador de educação para o trânsito da CPTRAN

 

Para a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Roseleny Oliveira do Espírito Santo, a campanha realizada em maio tem o poder de intensificar as informações sobre os cuidados na condução dos veículos, além de “chamar atenção para o número expressivo de vítimas fatais ou com sequelas. Que estes ensinamentos sirvam para que todos nós tenhamos uma sensibilização ainda maior e que nosso comportamento melhore e seja exemplo para os que vivem em nosso entorno”, salientou.

 

Roseleny Oliveira do Espírito Santo, coordenadora de educação para o trânsito da SMTT

 

Francis Carlos é analista administrativo da Vitória Transportes e considera a iniciativa da SMTT oportuna para reforçar o trabalho de conscientização. “Estamos há 22 anos ativos no trânsito, então toda oportunidade de fortalecer essa política de segurança ao volante, com base no CTB, é de extrema importância para reforçar o trabalho de conscientização. Essa parceria com a SMTT é excepcional, porque dá mais ênfase ao nosso objetivo, que é o de capacitar e reciclar as equipes para que alcancemos um trânsito realmente seguro”, destacou.

 

Francis Carlos, analista administrativo da Vitória Transportes

 

Durante a palestra houve simulação com o etilômetro ou bafômetro, para mostrar aos motoristas de ônibus o mecanismo de funcionamento do instrumento e como o nível do álcool é apresentado. Vale lembrar que, de acordo com ao artigo 165, da Lei 11.705, de 2008, dirigir sob efeito do álcool ou quaisquer outras substância psicoativas resulta em uma infração gravíssima, assim como se recusar a ser submetido ao teste.

 

Simulação com o etilômetro

 

Fotos: Dani Santos