SMTT de São Cristóvão promove ação educativa para orientar condutores

23/12/2021 - 14:42 Atualizado há 46 minutos

Com o objetivo de informar e conscientizar os motoristas sobre a importância do trânsito seguro e a preservação da vida, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e em parceria com Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), promoveu nesta manhã (23), uma ação educativa em alusão ao fluxo de veículos nos festejos natalinos.

A ação aconteceu na via principal do grande Rosa Elze e contou com a entrega de máscaras e panfletos contendo instruções sobre o cumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As principais pautas dessa interação foram o respeito às sinalizações, o uso do cinto de segurança, a importância de não mexer no celular e, principalmente, de não ingerir álcool ao dirigir, fator responsável por 56% das vítimas fatais de trânsito em Sergipe, segundo análise do Laboratório de Toxicologia do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) em 2019.

Blitz educativa fortalece a campanha contra o uso do álcool na direção

De acordo com José Robson Torres de Oliveira, diretor de trânsito da SMTT de São Cristóvão, uma das finalidades da ação é “alertar os condutores para a importância da manutenção dos veículos, para que façam viagens seguras e também chamar a atenção de todos para que não consumam bebidas alcoólicas quando for assumirem a direção”. Ele ainda relatou que esta é a primeira vez que a SMTT realiza blitz educativa em parceria com a BPRv, o que ajuda no fortalecimento do propósito.

José Robson Torres de Oliveira, diretor de trânsito da SMTT de São Cristóvão

Para o subtenente do BPRv, Maurício Madureira, este ano  as equipes estão dando uma ênfase maior à preservação da vida e enalteceu a importância da parceria com o município. “Nesse trabalho de conscientização sempre estamos em parceria com o DETRAN e agora, graças a Deus, com a SMTT dos municípios. Com esse trabalho em conjunto, vamos fortalecer o os resultados do nosso trabalho e lutar para que os veículos não se tornem uma arma dentro das rodovias e das cidades do nosso estado”, explicou.

Maurício Madureira, subtenente do BPRv

Condutores satisfeitos com os objetivos da ação

João Carvalho é pedreiro e conduz motocicleta há mais de oito anos. Ele diz que já presenciou muitas situações difíceis no trânsito, por isso considera a ação da SMTT como de grande importância para reforçar os cuidados. “Já vi muitos acidentes horríveis e por isso tenho o cuidado redobrado, pensando em mim, em minha esposa que eu levo todos os dias para o trabalho e pensando também na vida do outro”, explicou.

João Carvalho, pedreiro

Kassiane Alexandre Madureira, assistente técnica, diz que a conscientização reúne vários objetivos relevantes, como “orientar os motoristas para a realização frequente e necessária dos veículos, assim como despertar uma consciência para que cumpram com as normas de trânsito e assim possam andar com segurança. Por isso esse tipo de ação é muito importante, com certeza”, pontuou.

Kassiane Alexandre Madureira, assistente técnica

Fábio Mota Menezes é motorista de aplicativo e em sua rotina diária ele entende na prática a importância de ser prudente para cuidar de si, dos pedestres, dos demais motoristas e dos clientes que diariamente atende. “Quanto mais informação educativa, melhor, para ver se os motoristas tomam mais consciência, com relação ao uso do álcool, à manutenção do veículo, para assegurar de que os acessórios estão em condições seguras de uso. As equipes estão de parabéns, inclusive acho que esse tipo de ação deveria ocorrer com mais freqüência”, destacou o motorista.

Fábio Mota Menezes, motorista de aplicativo