SMTT conscientiza condutores e crianças sobre segurança no trânsito

06/04/2022 - 18:54 Atualizado há 1 semana

Não existe brincadeira quando o assunto é trânsito, e pensando nisso, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), iniciou nesta quarta-feira (06), uma nova campanha educativa nas escolas do município. Com o lema ‘Embarque e desembarque com segurança - no trânsito não dá para congestionar’, a primeira atividade aconteceu no Colégio Alternativo Kids, localizado no Eduardo Gomes.

Segundo o superintendente da SMTT, Nilton José dos Santos, a iniciativa busca melhorar a fluidez de trânsito no horário de embarque e desembarque das crianças nos colégios, quando muitas vezes gera congestionamentos e causa transtornos para outros motoristas e linhas de ônibus.

“Também queremos ressaltar a necessidade das crianças usarem o cinto de segurança. Por isso, nós vamos trabalhar a importância desse tema nas escolas utilizando as crianças como mecanismo propagador para os pais e motoristas, além do uso da cadeirinha e do assento elevado de acordo com a faixa etária”, comentou.

Nilton José dos Santos, superintendente da SMTT

O coordenador de Educação para o Trânsito, Cláudio Farias da Paixão, explica que essa questão de entrada e saída de transportes é um problema recorrente tanto no Eduardo Gomes como também no Centro Histórico. “Nessa dificuldade e devido a demanda dos moradores, estamos realizando essa campanha no Alternativo Kids e depois disso iremos no Colégio Elic. Essa será uma ação que vai continuar durante o Maio Amarelo e o restante do ano”, falou.

Cláudio Farias da Paixão, coordenador de Educação para o Trânsito

Na atividade, as orientações foram focadas no embarque e desembarque, de não fazer fila dupla, sempre evidenciando os cuidados de segurança dentro do veículo. Também foram entregues adesivos como forma de firmar a informação. A equipe da SMTT levou informações quanto ao uso do cinto de segurança e o assento de elevação, conforme aponta o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):

- Assento de elevação: para crianças com idade superior a 4 anos e até 7,5 anos de idade ou com até 1,45 metro de altura e peso de 15 a 36 kg, conforme o limite estabelecido pelo fabricante do dispositivo de retenção.

- Cinto de segurança: para crianças com idade superior a 7,5 anos e igual ou inferior a 10 anos ou crianças com altura superior a 1,45 metro.

Condutores e passageiros conscientes

Um dos pais presentes, Rick Araújo, expressa o quão importante é a participação da SMTT nessas atividades. “É gratificante a questão da criança, ela fica muito vulnerável quando fica sem cinto então é sempre bom lembrar aos pais a orientação de equipamentos de segurança e estacionamentos dos carros. Esse tipo de fiscalização é muito positiva”, declarou.

Rick Araújo, um dos pais presentes

A estudante Ananda Andrade já sabe a importância do cinto de segurança

Já a motorista habilitada para o transporte escolar, Adriana Fontan, conta que está no ramo de trabalho junto do seu marido há 25 anos, e que sempre segue as medidas de segurança. “Essa conscientização é ótima. Ficamos mais seguros para cuidar dessas crianças, respeitando as leis de trânsito”, revelou.

Adriana Fontan, motorista

A aluna Júlia Sophia também aprendeu sobre o uso do cinto em transportes

Fotos: Heitor Xavier