SMTT aproveita o retorno das aulas particulares e promove ação de conscientização no trânsito

18/01/2022 - 17:52 Atualizado há 1 dia



Com o retorno das aulas nas escolas particulares, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), realiza ações educativas em todo perímetro escolar, com o objetivo de alertar pais e responsáveis sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As ações iniciaram na manhã desta última segunda-feira (17) em escolas do Centro Histórico, hoje (18) no Eduardo Gomes e Tijuquinha e seguirão até o dia 24 deste mês. 

 

As orientações tiveram como foco alertar sobre o uso da faixa de pedestres, das sinalizações, utilização do cinto de segurança, além da abordagem sobre as mudanças recentes ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que se refere à Lei 14.071/20,  cujo texto determina que crianças a partir de 10 anos que não tenham atingido 1,45m não devem utilizar o banco dianteiro, apenas o traseiro e com os equipamentos de retenção adequados. A mesma regra serve para a utilização da garupa de motocicletas, além do uso do capacete. 

 

De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, José Robson Torres de Oliveira, “esse evento educativo tem início nas escolas particulares e iremos estender às diversas escolas públicas do município, de acordo com o calendário letivo da rede. O objetivo é orientar, sobretudo os pais ou responsáveis quanto aos transporte seguro das crianças em todos os deslocamentos, sejam em carros ou motos, facilitando a compreensão das alterações ocorridas no CTB”, pontua.

 

José Robson Torres de Oliveira, diretor de trânsito da SMTT

 

A coordenadora de educação para o trânsito, Roseleny Oliveira, salienta que as ações educativas são realizadas ao longo do ano, porém, essas paradas básicas em momentos específicos, como o retorno às aulas, reforçam as informações. “ Compreendemos que a pandemia trouxe custos para muitas famílias, mas não vale a pena transportar várias crianças em uma mesma motocicleta, sem o uso de capacete, ou no carro sem a cadeirinha, bebê conforto ou até mesmo sem o cinto de segurança. São irregularidades que podem custar a vida, portanto, é nossa obrigação focar na prevenção”, afirma.

 

Roseleny Oliveira, coordenadora de educação para o trânsito

 

Pais e responsáveis agradecem às ações realizadas pela SMTT

 

Jocivânia Santos tem o compromisso de levar e pegar a filha na escola diariamente e ela revela as dificuldades que enfrenta em uma simples travessia na faixa de pedestre. “O cuidado com as crianças, a proteção delas é uma obrigação nossa. Eu sempre trago a minha filha andando e sofro um pouco na travessia porque nem todos os motoristas respeitam a faixa, nem todos param para que as crianças atravessem com segurança, inclusive aqueles que vêm buscar outras crianças”, desabafa. 

Jocivânia Santos, mãe de aluna

 

Luzinei Evangelista é motorista habilitada para o transporte escolar  e tem propriedade para falar sobre a importância da segurança dos estudantes, principalmente quando descem ou sobem no veículo. “Existem motoristas que são negligentes e colocam em risco a vida das pessoas. Por isso vejo a importância dessas ações na prevenção de acidentes, temos que ser prudentes, usar capacete, respeitar as paradas, as regras de idade”, ressalta. 

 

Luzinei Evangelista, motorista de transporte escolar

 

Para Maysa Karla Oliveira Santos, diretora da escola que recebeu a equipe da SMTT, “nunca é demais falar sobre educação no trânsito, pois por mais que sejam adultos os que venham trazer e buscar as crianças, às vezes são difíceis de compreender e cumprir regras. Essas orientações são de suma importância para a comunidade em geral, inclusive. Aqui na porta da escola já presenciamos alguns transtornos, principalmente com relação ao respeito à velocidade, respeito aos pais e alunos que atravessam na faixa, por isso a equipe do trânsito é sempre bem-vinda”, aponta. 

 

Maysa Karla Oliveira Santos, diretora escolar

 

Equipe da SMTT orientando motoristas

 

Orientação destaca a importância do respeito à faixa de pedestres

 

O cuidado com os estudantes e o respeito à vida fazem parte das orientações de trânsito

 

Fotos: Heitor Xavier