SMS de São Cristóvão realiza Semana de Acolhimento a novos residentes em Saúde

15/03/2022 - 17:10 Atualizado há 6 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promove de 14 1 18 de março a Semana de Acolhimento dos Profissionais Residentes em saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar do Hospital Universitário da UFS. O acolhimento propõe atividades de integração dos residentes ao território e à realidade de São Cristóvão através da visitação a pontos históricos da cidade, como o Museu de Arte Sacra, localizado na Praça São Francisco, no Centro Histórico.

“Esse é um momento muito importante porque não há como a agente atuar sem conhecer a historiada cidade, que está bastante atrelada a como essa população se comporta. Então já vamos pesquisar comportamento de risco e distribuição de doença, então a base de tudo o conhecimento da cidade e da população”, afirmou Guilherme Matheus, enfermeiro residente.

Guilherme Matheus, enfermeiro residente

Segundo a coordenadora da Educação Permanente em Saúde da SMS, “o acolhimento dos residentes se trata de uma estratégia de Fomento à Política Municipal de Educação Permanente em Saúde através da Integração ensino-serviço-comunidade que busca transformar a formação de novos profissionais e dos trabalhadores do SUS utilizando os serviços do SUS São Cristóvão como cenário de prática e aprendizado na Saúde”.

Além disso, eles participam também de atividades como a apresentação das coordenações e atuações da vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, além da caracterização da situação epidemiologia do município. “Nossa expectativa com relação aos residentes é das melhores, pois acreditamos que essa integração traz grande ganhos para a gente enquanto serviço. Também esperamos contribuir na formação desses profissionais para dessa maneira conseguirmos refletir em melhorias para nossa população”, afirmou Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS São Cristóvão.  A equipe de residentes atual é composta por dois nutricionistas, dois Farmacêuticos e dois enfermeiros que ficarão alocados junto ao setor de Vigilância em Saúde.

Estagiários de Psicologia finalizam atividades no município

Paralelamente à chegada de novos residentes, hoje (15) também se despediram das atividades os alunos do curso de Psicologia da UFS que atuaram no município ao longo dos últimos 4 meses. Eles se reuniram no auditório do Museu de Arte Sacra para apresentar as ações desenvolvidas e partilharam como foi a experiência no SUS São Cristóvão.

“Vimos que a experiência difere um pouco do que as pessoas enxergam do papel da psicologia, pois nos inserimos em uma outra proposta de atuação, mais ampla. Não aquela do consultório fechado e da clínica individual, mas aquela que pensa questões de saúde a partir dos determinantes sociais conhecendo o território e vendo quais as principais demandas através  do contato direto com a população ”, relatou Vitória Goes, Estagiária do curso de psicologia da UFS.

Para Frederico Pinheiro, supervisor de estágios em psicologia institucional da UFS esse é um momento importante de devolutiva dos alunos. “Abrimos esse campo de estágio com esta turma ainda durante a pandemia, e foi importante porque essa é nossa entrada na rede de saúde de São Cristóvão. Foi uma experiência importante pois se insere, apóia e colabora com a rede de saúde além de ser fundamental do processo de formação dos alunos”, complementou.

Frederico Pinheiro, supervisor de estágios em psicologia institucional da UFS

Fotos: Yago de Andrade