SMS de São Cristóvão promove roda de conversa sobre a Saúde Mental das Mães Negras em parceria com UFS  

30/05/2022 - 12:37 Atualizado há 1 dia



 

A Secretaria de Saúde promoveu uma roda de conversa sobre a Saúde Mental das Mães Negras na última sexta (27) no Polo da Academia da Saúde do bairro Rosa Maria. O evento ocorreu em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é parte do Projeto de extensão Caminhos para implementação da política de saúde integral da população negra em São Cristóvão.

 

 

 

“Escolhemos essa primeira ação porque estamos no mês de maio, mês das mães, e pensamos na saúde dessas mulheres, mães negras. Se olharmos para os dados veremos que a maioria das mulheres negras são mães solo, mulheres que acumulam funções junto aos filhos, parentes, e em trabalhos com poucos direitos trabalhistas, o que gera um acúmulo de demandas”, explicou Priscila Lírio, Referência Técnica de Saúde da População Negra.

 

Priscila Lírio, Referência Técnica de Saúde da População Negra

 

 

“Pensamos então em trabalhar a saúde mental dessas mulheres, para entender como elas se cuidam, qual foi a última vez que elas foram na Unidade de saúde, que fizeram exames de lâmina, que fizeram testes rápidos, um momento para entendermos quais as demandas dessas mulheres para que possamos estreitar o vincula delas com a Unidade de Saúde e para que elas possam ser cada vez mais cuidadas”, complementou Priscila.

 

 

 

 

A atividade teve como mediadora Isleide Graciliano Santos Mendes, psicóloga da Equipe de Saúde Prisional do Copemcan, que faz parte de Programas Estratégicos e o professor Roberto Lacerda da UFS. 

 

“Aproveitando que São Cristóvão tem uma referência técnica em saúde da população negra na secretaria de saúde, elaboramos esse projeto que visa inicialmente ajudar com o processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra a partir da produção e análise dos dados e da Educação Permanente dos trabalhadores”, afirmou o Professor do departamento de Educação em saúde Roberto Lacerda (UFS), coordenador do Projeto de extensão Caminhos para implementação da política de saúde integral da população negra em São Cristóvão.

 

 

Professor Roberto Lacerda (UFS), coordenador do Projeto de extensão Caminhos para implementação da política de saúde integral da população negra em São Cristóvão

 

 

“Esta ação hoje traz um pontapé importante, pois dá visibilidade a essa temática e dá a oportunidade de os estudantes da Universidade junto aos servidores desenvolverem ações de sensibilização de apresentação da política e de oferta de alguns serviços de saúde para a população aqui do Polo Rosa Maria”, conclui o professor.

 

 

“Acho muito bom esses espaços pois estive com depressão e depois que comecei a freqüentar aqui e participar desses eventos melhorei bastante. Estou muito grata, e adoro também a academia da saúde. Quando não venho eu sinto muita falta”, disse Sônia Minervina, moradora local.

 

 

Durante o encontro houve o cadastro da população e agendamento de exames de lâminas para as mulheres, além de apresentação cultural de Ana da Chegança e práticas corporais com Edmilton Oliveira, profissional de educação física da SMS.

 

 

 

Fotos: Dani Santos