SMS de São Cristóvão promove capacitação sobre arboviroses para combate a dengue, chikunguya e zika

15/07/2022 - 19:50 Atualizado há 6 dias



As equipes de saúde de São Cristóvao iniciaram na manhã de hoje (15) uma capacitação promovida pela SMS do município sobre arbovirores, doenças que são causadas por vírus e transmitidas por mosquitos.

 

 Objetivo é qualificar o manejo clínico dessas doenças junto aos profissionais da atenção primária do município frente ao cenário que o município está atualmente vivenciando, que é o de um aumento de casos suspeitos de arboviroses. 

 

“Vimos a necessidade de qualificar o manejo clínico dos profissionais com relação a essas arboviroses para que eles possam identificar e classificar o risco de cada paciente que chega à UBS, e para que a gente consiga manejar os pacientes em que o risco for leve, dentro da própria atenção primária. Assim podemos diminuir a sobrecarga das portas de urgência”, explicou Beatriz Costa, coordenadora da vigilância epidemiológica da SMS.

 

Casos de arboviroses estão aumentando no município 

 

As doenças decorrentes de arboviroses ocorrem principalmente em épocas chuvosas, quando há o maior acúmulo de água, favorecendo a reprodução e desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, chikunguya e zika.

 

Nesse contexto, os casos de dengue, chikunguya e zika estão aumentando em São Cristóvão e a SMS tem programado algumas ações estratégicas para combater essa epidemia. Entre as ações estão a intensificação das ações dos agentes de combate a endemias através do tratamento focal com uso de larvicida, eliminação de criadouros, ações educativas em escolas para prevenção e controle, e coleta de larvas para análise e detecção de casos suspeitos para notificação. 

 

 

“São Cristóvão vem acompanhando o cenário Nacional de aumento de casos e precisamos estar unindo forças na luta contra o Aedes aegypti. A prevenção se faz todos e continua sendo a melhor saída”, afirma Elis Correia, coordenadora de Vigilância Ambiental do município. 

 

Estão programados também alguns mutirões no município, que iniciam em 25 de julho em diversos bairros da cidade. Nos mutirões os agentes de saúde devidamente identificados com a farda da prefeitura farão uma vistoria nas casas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. 

 

Além disso, as equipes farão orientações para a população quanto à necessidade de não deixar água parada em suas residências, local onde a larva do mosquito se desenvolve. A orientação é evitar deixar água acumulada em lavanderias, baldes, vasos, pratos de plantas, garrafas e qualquer outro recipiente que possa levar a esse acúmulo, bem como manter a limpeza de caixas d’água e manter lixeiras tampadas.

 

 

“Pedimos que a população receba e permita a entrada do agente de combate a endemias, profissional que pode verificar a existência de focos, tratando ou eliminando os mesmos nos domicílios”, complementa Elis.

 

O que fazer em caso de sintomas

 

Em caso de apresentar sintomas como dores de cabeça e no fundo dos olhos, dor no corpo, mal estar e cansaço extremo, enjôos e vômitos, fraqueza, febre alta e manchas vermelhas na pele, o indivíduo deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para a realização de exames para a confirmação do diagnóstico e orientações de prevenção e controle do mosquito. Em caso de dúvidas, ele também pode ligar para a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de São Cristóvão no número 79 3045-4915.