Sinalização turística apresenta patrimônio histórico de São Cristóvão para visitantes de todo o mundo

07/01/2021 - 17:23 Atualizado há 15 horas

Desde 2017, a Prefeitura de São Cristóvão tem desenvolvido políticas que visam o fortalecimento do turismo no município, atraindo visitantes para a cidade. Uma dessas iniciativas é a sinalização turística, que têm apresentado o patrimônio histórico da quarta cidade mais antiga do país para os visitantes de todo o mundo.

Realizado com recursos do Ministério do Turismo na ordem de R$ 460 mil, o projeto atende a uma ampla área de intervenção, tendo placas instaladas nos municípios de São Cristóvão, Aracaju e Laranjeiras, com o intuito de proporcionar o acesso fácil à informação aos atrativos turísticos de São Cristóvão, além de permitir um deslocamento orientado aos visitantes e a comunidade local.

Todo o processo de elaboração da sinalização turística de São Cristóvão, assim como de outras cidades tombadas, segue os padrões de uma cartilha do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que determina as exigências acerca do projeto. Por possuir um patrimônio mundial (Praça São Francisco), todas as placas de sinalização turística do município contam com o emblema da UNESCO, que identifica a cidade como detentora do patrimônio.

De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Edílio Lima, com o projeto, São Cristóvão torna-se uma cidade mais preparada para receber os visitantes. “Nós temos hoje outra forma de receber o turista, e isso já é reconhecido nacionalmente. O IPHAN realizou a divulgação e o Brasil já sabe que São Cristóvão instalou esses equipamentos para melhor receber os visitantes”, afirma o arquiteto.

Placas

Ao todo são 99 placas de sinalização turística, de sete tipos diferentes, que contemplam ruas, praças, monumentos, prédios históricos, e outros pontos. Conforme consta no projeto, os monumentos receberam placas com textos contando a história de cada local, para que seja possível conhecer a origem deles. Elaborados pelo IPHAN, os textos também foram traduzidos para a língua inglesa, possibilitando assim que visitantes de outros países também conheçam a história de São Cristóvão.

Também foram instaladas placas de mapas e planos, que estão localizadas na frente dos locais de patrimônio da humanidade ou de interesse turístico com o objetivo de melhor direcionar os pedestres, dando segurança para os visitantes.

“São Cristóvão hoje é um dos poucos municípios do país que possuem totens de distanciamento, que sinalizam a distância entre os monumentos. Também temos totens adequados para a acessibilidade, que são em tamanhos menores, facilitando a leitura no caso de pessoas com deficiência física. Todo o projeto foi pensado para melhorar o conforto do turista que visita nossa cidade”, informa o arquiteto da Seminfra.

A sinalização está dividida entre: placas interpretativas para as fachadas dos monumentos; placas interpretativas para mapas e planos; placas interpretativas pequenas; marco de distância para rota de pedestres; totens verticais para a entrada do sítio; placa interpretativa vertical plana de base triangular; e placas indicativas de pedestres.

Outras sinalizações

De acordo com o arquiteto da Seminfra, também foi feita a sinalização de trânsito, com a instalação de 128 novas placas, e a sinalização indicativa. “Um dos objetivos dessa sinalização é mostrar que a Praça São Francisco é um patrimônio da humanidade. Hoje quem passa pela BR 101, Aracaju ou Laranjeiras, vai saber que São Cristóvão não é só uma cidade tombada, mas também que ela possui um patrimônio da humanidade”, explica.

Para os próximos anos, a intenção da Prefeitura de São Cristóvão é ampliar o projeto para todos os 11 bairros e alguns povoados do município. A intenção é que sejam disponibilizados totens informativos sobre a história destes locais, reforçando assim o sentimento de pertencimento dos moradores e apresentando para os visitantes o contexto para a formação da localidade.