Setembro Amarelo: prefeitura de São Cristóvão realiza ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio

23/09/2022 - 15:14 Atualizado há 5 dias

A prefeitura de São Cristóvão está mais uma vez apoiando a Campanha do Setembro Amarelo, em um mês de conscientização e reflexão voltada para a preservação da vida e a prevenção do suicídio. As ações programadas estão acontecendo durante esta semana e continuam até final de setembro com atividades voltadas para toda a população.

UBS Jairo Texeira

Grande parte delas são direcionadas aos usuários dos serviços de saúde do município em atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e também através do Programa Saúde nas Escolas (PSE), em ações realizadas nas escolas e voltadas ao público de jovens e adolescentes. Além desses locais, Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) também organizaram uma programação específica para trabalhar o tema junto aos usuários.

Caps Valer Correia

São palestras, rodas de conversa, e ações de conscientização sobre saúde mental e sobre um assunto que ainda é tabu, o suicídio. Para a coordenadora de Atenção Psicossocial de São Cristóvão, Stephanie Vieira, especificamente no mês de setembro é importante que haja uma ênfase na temática acerca dos cuidados com a saúde mental, tanto preventivos como informando onde e como as pessoas podem pedir ajuda.

Ação do Setembro Amarelo na Comunidade Povoado Coqueiro

“A ajuda profissional vem desde a Unidade Básica de Saúde até os serviços especializados. Além disso, a integração com as escolas se faz necessária uma vez que a gente tem percebido um aumento significativo de jovens precisando de acompanhamento específico e uma escuta qualificada, pois sabemos que o período da pandemia intensificou os aspectos relacionados à saúde mental”, afirmou a coordenadora.

Coordenadora de Atenção Psicossocial de São Cristóvão, Stephanie Vieira

Ainda segundo ela, é necessário desenvolver atividades de cunho preventivo durante todo o ano. “No nosso município, no mês de setembro, temos ações com o enfoque dessa temática, mas é importante ressaltar que a população fique atenta aos familiares, aos amigos, e às mudanças comportamentais que possam servir como um sinal de alerta durante todo o ano. Lembrando que para prevenir suicídio, precisamos falar sobre isso”.

Ação PSE na Escola Estadual Armindo Guaraná

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em média a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Em Sergipe, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP),  no ano de 2021 foram contabilizados 122 suicídios, enquanto no primeiro semestre de 2022 (janeiro a julho) já são 83 casos registrados. Mas essa realidade pode ser revertida com ações que reforcem a importância da preservação da vida e que apontem alternativas para as pessoas que estão necessitando de ajuda.

Centro de Valorização da Vida - CVV 188

Para aqueles que estejam passando por algum momento difícil, é importante lembrar do trabalho do Centro de Valorização da Vida – CVV,  uma instituição formada por voluntários que desde 1960 atuam oferecendo apoio emocional às pessoas que precisam conversar. Essa conversa é feita através do número 188, que é gratuito e funciona 24h por dia em todo o território nacional, inclusive sábados, domingos e feriados.

UBS Ironia Maria

“O CVV oferece um suporte emocional para aqueles que precisam desabafar, muitas vezes em um momento de desespero. Ao ligar 188 e conversar com um dos voluntários, a pessoa que liga encontrará alguém que ouvirá com respeito, atenção, sem julgamentos e sem críticas, oferecendo o apoio que ela precisa”, explicou Erna Barros, voluntária e porta-voz do CVV Aracaju.

Onde buscar ajuda

Centro de Valorização da Vida – CVV / Telefone: 188 (CVV.org.br)

– Serviços de saúde: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde)

– Emergências: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.