Setembro amarelo: prefeitura de São Cristóvão apoia ações da campanha de prevenção do suicídio

03/09/2021 - 15:40 Atualizado há 8 horas

Nesta sexta (03) o prefeito Marcos Santana esteve no Caps Valter Correia, no bairro Alto da Divinéia, para prestigiar a abertura das ações da Campanha Setembro amarelo junto aos usuários e à equipe Multiprofissional de Atenção Psicossocial dos Caps, formada por psicólogos(as), assistentes sociais, enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e psiquiatra.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A campanha chama atenção para os altos índices de suicídio, que segundo a OMS, registram que a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil, e busca trazer a tona o debate do cuidado entre as pessoas em busca da valorização da vida.

“Adoro vir aqui no Caps pois este grupo me dá energia, mais vontade de trabalhar dia a dia. Quando vejo vocês, cada um com suas necessidades, uns mais que os outros. Ficamos muito alegres mas também sempre buscando saber se as coisas estão funcionando bem, do jeito que vocês merecem e do jeito que vocês precisam”, afirmou o prefeito Marcos Santana.

“Vocês são a razão das nossas vidas enquanto servidor público. O serviço público não existe apenas para si, não temos razão de existência se não for pra servir, seja no Caps, nas escolas ou nas Unidades de Saúde”, completou ele. No município as ações se estenderão por todo o mês de setembro, com a intensificação de atividades de promoção à saúde mental, articuladas e direcionadas a auto estima, ao apoio e suporte emocional, visitas domiciliares, e acolhimento diário e presencial nos Caps do município. Além disso, estão previstas atividades culturais que proporcionem momentos de bem estar e recreação, como saídas programadas e exposições de objetos de arte feitos por usuários.

Segundo a coordenadora de Atenção Psicossocial, Stephanie Vieira, realizar atividades e ações que envolvem a temática de saúde mental é primordial principalmente no momento que estamos vivendo. “Precisamos cada vez mais fortalecer a política de saúde mental oferecendo à população acolhimento e serviços de qualidade com equipes multiprofissionais atuantes. Não só em setembro mas em todos os meses do ano a população deve procurar os serviços de saúde”, enfatizou ela.

Coordenadora de Atenção Psicossocial, Stephanie Vieira

A prefeitura de São Cristóvão também iluminou nesta quinta (2) o prédio do Paço Municipal (prédio da prefeitura), que fica na Praça São Francisco, em apoio à campanha, que é marcada pela cor amarela.

Prédio do Paço Municipal, Praça São Francisco

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). O CVV é uma instituição sem fins lucrativos que atende gratuitamente as pessoas, oferecendo apoio emocional aqueles que precisam conversar através do número 188.

Fotos: Heitor Xavier