Serviços de marcação de exames e consultas com especialistas retornam gradualmente em São Cristóvão

21/09/2020 - 16:50 Atualizado há 1 dia



#covid

Com o arrefecimento da pandemia no município, São Cristóvão faz uma retomada gradual dos serviços da Atenção Especializada, o que inclui a marcação de exames e consultas especializadas no município. São quatro locais de marcação de exames na cidade: a Unidade de Saúde da Família Massoud Jalali, no bairro Rosa Elze, a Unidade Maria José Figueroa, no Conjunto Eduardo Gomes, e dois no Centro Histórico, a Unidade Jairo Teixeira de Jesus e a própria sede da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Segundo Jamersonn Barbosa, coordenador de regulação do município, todos os que precisarem utilizar estes serviços podem procurar a unidade mais próxima de suas residências. Para realizar a marcação de exames, o usuário necessita apenas estar munido da documentação completa, que inclui cartão nacional de saúde (CNS), RG com CPF, comprovante de residência atualizado, a solicitação médica e, em alguns casos, os exames pré-requisitos para serem inseridos no sistema junto ao contato de um telefone atualizado (que pode ser de um parente ou vizinho).

 

 

Jamersonn Barbosa, coordenador de regulação do município

 

 

“Com o retorno das atividades dos Centros de Especialidades, todas as medidas de segurança vem sendo adotadas para garantir o bom atendimento aos usuários sem expô-los aos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, estamos seguindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Todos os atendimentos são por horário marcado e conforme Decreto Estadual nº 49.588, os usuários devem comparecer para atendimento usando máscaras”, afirmou o coordenador.

 

Ele reforça ainda que o Centro de Especialidades Lourdes Vieira, no bairro Rosa Elze, está em pleno funcionamento e retornou as atividades de forma gradual desde maio, após a pausa dos primeiros meses de pandemia. O Centro está localizado na Rua Horácio de Souza Lima e funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Atualmente conta com serviços de especialidades em diversas áreas, oferecendo os serviços de ultrassonografia, psiquiatria (adulto e infantil), ginecologia clínica, oftalmologia e pediatria. “Fizemos recentemente visitas em algumas unidades de saúde do município para fazer um levantamento do que seria preciso para ampliação dos serviços das centrais de regulação”, afirmou o coordenador.

 

Centro de Especialidades Lourdes Vieira, no bairro Rosa Elze

 

Segundo Lucyane Leite, reguladora da Central de Regulação do Município, o Centro de Especialidades Lourdes Vieira tem uma equipe de profissionais que fazem 116 atendimentos semanais. “São Cristóvão tem ofertado diversos serviços e um deles, o de psiquiatria infantil, conta inclusive com um profissional referência na área”, afirmou ela.

 

Ela frisa que o usuário obtém resposta sobre as marcações ligando para o telefone da regulação e se informando se o procedimento foi autorizado. O número é o (79) 99644-3859, ao ligar o usuário precisa informar apenas o número do cartão SUS e qual o procedimento solicitou para que o operador verifique no sistema correspondente.

 

Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Histórico

 

Segundo a reguladora Lucyane, o retorno dos serviços do Centro de Especialidades Dr Raimundo Aragão no Centro Histórico está previsto para outubro, mas as solicitações para pediatria, ginecologia clínica, oftalmologia, psiquiatra e ultrassonografia podem ser feitas diretamente nas centrais de regulação do município.