Senhor dos Passos: com apoio da Polícia Militar, Prefeitura instala barreiras de orientação para evitar aglomerações no Centro Histórico

26/02/2021 - 17:21 Atualizado há 1 semana

Com objetivo de evitar aglomerações no Centro Histórico da cidade durante o período da Romaria de Senhor dos Passos, a Prefeitura de São Cristóvão instalou, em parceria com a Polícia Militar, barreiras de orientação nos três principais acessos do município: Rodovia João Bebe-Água, Rodovia Zezinho da Everest e BR-101.

As barreiras funcionarão para que a população seja informada que, por conta da pandemia, as igrejas e museus estarão fechados para visitação neste período e que a Romaria acontecerá exclusivamente de maneira virtual, através das redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

A ação que segue até o próximo domingo conta com a atuação da Vigilância Sanitária do município, que também fará uma fiscalização rotativa na cidade para evitar as aglomerações. “Vamos deixar nossos fiscais atuando em todas as barreiras, juntamente com a PM e também faremos rondas durante os três turnos dentro da cidade para orientar e dispersar as pessoas em casos de aglomeração, principalmente nas igrejas onde geralmente acontecem as celebrações de Senhor dos Passos”, explicou Cátia Patrícia, Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município.

Segundo o Cabo Josimar, a Polícia Militar, através da 1ª CIPM de São Cristóvão, vai fiscalizar principalmente os veículos. “Nós iremos fazer a fiscalização dos veículos e as caravanas não serão permitidas, até porque elas podem causar aglomerações. Estaremos nas três entradas da cidade, fiscalizando com vigor todos os veículos que podem chegar nesses dias”, informou o Cabo da PM.

A diretora-presidenta da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), Paola Santana reforça que neste ano a Prefeitura não montou nenhum tipo de estrutura, para não criar o clima tradicional da Romaria de Senhor dos Passos, evitando assim a possibilidade de visitas. Segundo ela, os monumentos religiosos que estarão fechados para evitar visitações,  também não existirão casas dos romeiros, nem decoração festiva alusiva à Romaria. A Prefeitura não instalará palcos, nem sistema de som na cidade.

“Sabemos que é uma festa secular, que está no calendário da comunidade católica e de grande importância para a cidade. Mas pedimos que, neste ano, por conta da pandemia, esses romeiros permaneçam em suas casas e acompanhem toda romaria virtualmente. Esperamos que em 2022, nossos romeiros e visitantes possam, com total segurança e já imunizados, comparecerem à festa”, destacou Paola.

Acompanhe virtualmente a Romaria

Com o tema: “Assim como o Senhor dos Passos, fique em casa: um ato de amor”, a Romaria de Senhor dos Passos teve sua programação on-line iniciada no começo de fevereiro. Abaixo você encontrará as datas das lives, que serão exibidas pelo perfil do youtube e do IG: pnsvitoria.

Ofícios em preparação para a Romaria as 18h30

26/02 - Igreja Senhor dos Passos

05/03 - Igreja Senhor dos Passos

12/03 - Igreja Senhor dos Passos

19/03 - Igreja Senhor dos Passos

Sábado 27 de fevereiro

Missa: 17h - Igreja do Carmo Maior

Domingo 28 de fevereiro

Missas:

10h - Igreja Matriz (Missa Solene)

14h - Sermão do encontro

17h - Igreja Matriz

Observação: todas as igrejas estarão fechadas para o público.