Semsurb trabalha para minimizar impactos da chuvas

26/06/2020 - 19:46 Atualizado há 3 dias

A prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), realiza ações de manutenção para garantir o bom funcionamento da cidade. No decorrer da semana, as equipes realizaram ações de desobstrução de rede de drenagem, limpeza de córregos, roçagem de ruas e poda de árvores.

Na última terça-feira (23), após fortes chuvas durante a madrugada, uma equipe da Semsurb foi acionada por conta de um alagamento na rua Eliseu Batista da Vitória, no bairro Divineia. Segundo o engenheiro da secretaria, Jeferson Rafael, os moradores da rua também estavam reclamando que as águas das casas não estavam descendo pelos tubos. “A equipe identificou que o motivo do problema estava no entupimento das caixas de água. Para nossa surpresa, quando fomos fazer a limpeza, encontramos um capacete dentro da manilha, impedindo o escoamento da água”, disse Rafael.

Jeferson ainda reforçou a necessidade da população realizar corretamente o descarte de materiais. “Nos períodos chuvosos, o descarte de maneira correta é uma forma eficaz de minimizar os problemas na nossa cidade. Também fizemos o rebaixamento do nível da rua, para que a formação de poças de água seja evitada”, explicou.

Um capacete foi encontrado dentro da rede de drenagem

De maneira preventiva, foi executada a limpeza de um córrego no Loteamento Lauro Rocha, no bairro São Gonçalo, para que transtornos gerados pelas chuvas sejam evitados. Ainda no São Gonçalo, foi iniciado o processo de recuperação do calçamento em um trecho da estrada da colina.

No Maria do Carmo, o sistema de drenagem da Avenida Principal não suportou a intensidade das chuvas e houve o rompimento de algumas manilhas. A Semsurb destinou uma equipe para o local e iniciou o serviço de reparo.

Máquina da Semsurb realiza limpeza de córrego

Seguindo o cronograma de serviços de limpeza e conservação dos espaços públicos, as equipes de roçagem e de poda foram distribuídas em pontos da cidade para atender as demandas das comunidades. Foram efetuadas as podas de árvores na rua Floriano Peixoto, no Centro, e na EMEF Lourival Baptista. Nas ações de roçagem e capinação, esteve no cronograma a estrada de acesso ao Instituto Federal de Sergipe (IFS), a parte baixa do Luiz Alves e a entrada do Eduardo Gomes.

Equipe realiza a poda de uma árvore na EMEF Lourival Baptista