SEMMA reúne servidores para discutir ações sustentáveis e definir novos membros da Comissão A3P

18/04/2023 - 16:04 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), reuniu servidores de diversas áreas para dialogar sobre os objetivos e as ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Governo Federal aderido pela gestão municipal há quase um ano. A ocasião também foi oportuna para debater a inserção de novos membros da comissão, que terão a responsabilidade de disseminar as informações sobre implementação das boas práticas sustentáveis, além de monitorar os resultados.

De acordo com Elisio Cristóvão, coordenador de estudos e pesquisas ambientais da SEMMA, o encontro visa apresentar o significado do Programa A3P aos novos membros nomeados e enfatizar a importância de cada um na geração de resultados em sua secretaria. “O A3P mensura as ações que visam a minimização do impacto ambiental na administração pública. Por isso a importância de ações educativas na redução de gastos e na geração de resíduos. A ideia é que cada um dos membros dessa comissão seja multiplicador dessas ações, tendo a SEMMA o papel de colher esses indicadores e responder ao Ministério do Meio Ambiente”, explicou.

Elisio Cristóvão, coordenador de estudos e pesquisas ambientais da SEMMA

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho (SEMDET), é uma das integrantes da comissão, que, segundo ela, “realiza um trabalho de suma importância na garantia dos cuidados do ambiente que é de todos nós. Implantar essa Agenda no município é chamar à responsabilidade cada servidor público, para que tenham o cuidado com a natureza, com o mundo em que nós vivemos. São pequenos atos que já deveríamos praticar em casa, como a diminuição do consumo de energia, de água, de resíduos, o uso racional do papel. Todas estas ações são praticadas na administração pública, mas com certeza contribui para uma sociedade melhor”, frisou.

Outro veterano na Comissão A3P é Diego Araújo, coordenador jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM). Na secretaria da qual faz parte, os servidores reduzem o consumo através de ações simples. “Um exemplo é o nosso uso interno de copos descartáveis, que é praticamente zero. Além da emissão de papel, pois tentamos ao máximo digitalizar todos os procedimentos, como os documentos que chegam para fazer as defesas processuais. Então a partir de um processo eletrônico já implementado tanto no município quanto fora dele, já tentamos fazer com que os protocolos venham digitalizados”, disse.

Diego Araújo, coordenador jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM)

O coordenador ainda destacou o diálogo entre a Secretaria Municipal da Fazenda e a PGM, que é basicamente digital. “A emissão de papel na comunicação entre ambas as secretarias é quase inexistente e esse é um dos princípios básicos da sustentabilidade, que é a economia de recursos naturais e a busca pela renovação dos hábitos e por uma mudança de cultura. A esperança é que tal mudança seja levada para outros órgãos da administração e que futuramente saia do âmbito do Programa A3P, que é uma ferramenta institucional e passe a ser aplicada em toda a cidade”, afirmou Diego.

Pietra Lavínia, coordenadora de apoio e Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES), é uma das novas integrantes da Comissão A3P. Para ela, a expectativa é de que “as informações sejam levadas para a vida. Algumas práticas sustentáveis a secretaria já segue à risca, como a não utilização dos copos descartáveis, o uso reduzido dos papéis e a reutilização deles, com impressões frente e verso. Todas as ações voltadas para a preservação dos recursos naturais e redução de resíduos são de nossa responsabilidade e o meio ambiente agradece”, enfatizou.