SEMMA promove reunião sobre educação socioambiental para moradores do povoado Aningas

27/04/2023 - 13:41 Atualizado há 1 hora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) promoveu mais um encontro com os moradores do povoado Aningas, com o intuito conscientizar e despertar na comunidade uma maior compreensão a respeito das relações entre sociedade e meio ambiente. Durante a reunião foi realizada uma roda de conversa por meio de uma abordagem educativa, em que foi mencionada a desativação do Cemitério Terra da Paz, local que vem acarretando uma série de problemas ambientais na região.

De acordo com o coordenador de educação ambiental da SEMMA, Manuel Júnior, a ação busca promover uma reflexão sobre as dimensões sociais e ambientais em diferentes contextos. “Levamos ao povoado uma abordagem educativa, que enfatizou a importância da integração entre as dimensões sociais e ambientais, na construção de uma sociedade sustentável. Nossa abordagem buscou integrar diversas áreas do conhecimento, por isso contamos com a presença de outras secretarias que juntas discutiram as problemáticas que envolvem o meio ambiente, como o caso do Cemitério Terra da Paz”, explicou.

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da SEMMA

Além das SEMMA, estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA). Para Maíra Campos, arquiteta da SEMINFRA, “a iniciativa da SEMMA busca encontrar soluções sustentáveis para a população, a exemplo do encerramento das atividades do cemitério, de forma coordenada com outras secretarias, tentando trazer esclarecimento para a comunidade sobre qual a motivação desse encerramento e as implicações houvesse a continuidade das atividades”, pontuou.

Maíra Campos, arquiteta da SEMINFRA

A arquiteta ainda destacou a responsabilidade da SEMINFRA neste encontro. “Nossa participação teve o papel de informar quais ações vêm sendo tomadas, para que consigamos regularizar a situação dos cemitérios municipais. Lógico que não conseguimos fazer todos de uma vez, mas o primeiro passo já foi dado e considero muito relevante essa oportunidade de conversar com a comunidade sobre este assunto”, disse.

Para Maria Izabel da Paixão, cuidadora de crianças e moradora do povoado, “a reunião foi esclarecedora porque tirou dúvidas sobre as nossas atribuições na preservação ambiental, além de explicar a respeito do impacto ambiental decorrente do cemitério aqui do nosso povoado. Compreendemos a responsabilidade da gestão, aprendemos sobre as nossas responsabilidades para sanar os problemas e confiamos que será viabilizado outro espaço para que possamos enterrar os nossos entes queridos”, frisou a moradora.

Maria Izabel da Paixão, cuidadora de crianças e moradora do povoado

Fotos: equipe da SEMMA