Seminfra intensifica obra de cobertura e urbanização de canal no Eduardo Gomes

24/10/2022 - 14:45 Atualizado há 2 dias

Através de investimento que ultrapassa R$ 2,3 milhões com recursos próprios da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) segue trabalhando no serviço de cobertura, paisagismo e urbanização do canal da Rua G, no bairro Eduardo Gomes. Com um total de 800 metros lineares, a obra avança para a concretagem de 300m dessa extensão e as mudanças já vêm agradando os moradores do entorno, que não vêem a hora de explorar todas as funcionalidades dessa nova área de convivência.

A dona de casa Lenildes Ramos Santos já pode ver da sua varanda o trecho coberto, o que para ela aumenta a satisfação e as expectativas. “Antes dessa cobertura nós tínhamos que conviver diariamente com uma grande quantidade de mosquitos e ratos que apareciam em casa, mesmo com a limpeza regular do canal. Agora a nossa realidade será outra e eu já estou muito feliz com o resultado. Todos os dias eu vejo o andamento da obra e só tenho a agradecer pelo compromisso da gestão com o nosso bem-estar”, afirmou.

Lenildes Ramos Santos, dona de casa

Para Edinaldo Matos Pereira, aposentado que mora há mais de 30 anos no local, é notória a qualidade do serviço. “Essa obra é a realização de um sonho, principalmente para nós, moradores antigos, que vimos ao longo dos anos a falta de interesse das outras gestões. Após 30 anos de moradia irei experimentar a qualidade de vida que todos merecemos, com mobilidade, paisagismo e o principal, com segurança, pela qualidade do serviço que vem sendo executado”, avaliou.

Edinaldo Matos Pereira, aposentado

O compromisso da gestão e as etapas da obra

“Esta obra é mais uma das tantas que tem transformado as ruas da cidade, no Centro Histórico e na grande Rosa Elze. A reestruturação e urbanização do canal da Rua G vai beneficiar centenas de famílias que estão ansiosas por essa intervenção, que ampliará a mobilidade urbana, facilitará o acesso dos moradores às suas residências, e será um espaço de convivência que possibilitará a realização de diversas atividades, como andar de bicicleta, fazer caminhada, tudo com muita qualidade e segurança”, disse o secretário da Seminfra, Julio Nascimento Júnior.

Julio Nascimento Júnior, secretário da Seminfra

De acordo com o engenheiro Lucas Yan Santos, que atua como encarregado da obra, o trabalho é realizado com o uso de uma laje mais rápida, prática e a mais segura do mercado. “O primeiro passo é o processo de limpeza e regularização do espaço, após esta etapa nós aplicamos as vigas de baldrame, as treliças ferro, o isopor espesso que é amarrado em telas e o concreto. É um processo minucioso e composto por várias etapas, para cumprirmos com um protocolo que garante a qualidade do serviço e, sobretudo, a segurança, uma das maiores exigências da gestão”, explicou.

Lucas Yan Santos,  encarregado da obra

Rosane de Oliveira é proprietária da construtora e, segundo ela, quando concluir 50% da cobertura, já começa o trabalho do paisagismo, para que a população possa usufruir do local mesmo antes da conclusão.  “Agora temos 300 metros concluídos de laje, mas logo avançaremos para a parte da estética desse trecho, com o paisagismo, que envolve a jardinagem e a aplicação de guarda-corpo feito com grama, para que o local tenha funcionalidade mesmo antes de concluirmos o serviço. Tudo para agradar ainda mais os moradores que diariamente trazem elogios à obra e à gestão”, disse.

Rosane de Oliveira, proprietária da construtora

Fotos: Heitor Xavier