Seminfra e CAU-SE dialogam sobre estruturação de políticas públicas de moradia na comunidade Portelinha

24/04/2023 - 18:14 Atualizado há 5 dias

Nesta segunda-feira (24) o prefeito Marcos Santana reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU-SE) e da ONG Soluções Urbanas, para dar continuidade às etapas que prevêem estruturação de políticas públicas de moradia na Comunidade Portelinha, localizada no bairro Romualdo Prado.

Esta etapa se refere ao diagnóstico proveniente de visita realizada durante a oficina ministrada pela Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), no mês de fevereiro deste ano, quando analisaram 50 residências desta localidade. Quem apresentou o diagnóstico foi a arquiteta e urbanista da ONG Soluções Urbanas, Mariana Estevão, que identificou o estado de conservação das moradias, o perfil social, a faixa etária, as inadequações, salubridade, instalações elétricas e outros itens que impactam diretamente na segurança, como riscos de queda e outros riscos estruturais.

Já o papel da SEMAS é o de compreender a situação dos moradores, para conhecer as reais necessidades das famílias que vivem no local para a partir daí desenvolver ações que solucionem ou minimizem os problemas, como salientou a presidente da CAU, Heloísa Diniz. “Foram listados problemas de diversas naturezas e considero de grande importância esse olhar da assistência social justamente para definir critérios que visam definir quem é prioridade para que o projeto seja viabilizado de acordo com as vulnerabilidades das famílias”, disse.

Heloísa Diniz, presidente da CAU-SE

O prefeito apoiou as orientações apresentadas após a visita técnica, agradeceu pela parceria e se mostrou disposto a agir mediante a apresentação dos critérios de prioridade e orçamentos definidos. “O principal objetivo é atender a nossa população. E o nosso papel é dar todas as condições para o nosso povo viver bem, sobretudo os que vivem diante de situações mais precárias”, pontuou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

O prefeito ainda destacou que as soluções aplicadas à comunidade Portelinha serão como um ensaio que deve ser disseminado por todo o município. “Devemos aprender com esta experiência porque existem outras comunidades com necessidades tão expressivas quanto. O diagnóstico nos trouxe caminhos que apontam por onde devemos começar e agora temos como saber o tamanho do problema para darmos celeridade ao trabalho neste e futuramente em outros locais. Que este legado impulsione futuros gestores a atuarem em outras comunidades em nosso município”, frisou.

O secretário da Seminfra, Júlio Junior, entende que a avaliação técnica foi de suma importância para dar início ao trabalho. “Nós não tínhamos dados consistentes para fazermos políticas públicas nesse sentido e agora escolhemos a comunidade Portelinha como um experimento para a partir desta iniciativa começarmos a executar as obras e replicarmos em outras comunidades. Lembrando que o critério é justamente avaliar as prioridades junto às equipes da Assistência Social, que nos dará esse suporte”, explicou.

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

Fotos: Heitor Xavier