Seminfra apresenta proposta de reestruturação do Centro Comercial no Eduardo Gomes

08/05/2023 - 17:20 Atualizado há 17 horas



 

A prefeitura de São Cristóvão segue buscando melhor qualidade de vida para os sancristovenses. Por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) novos planejamentos estão sendo iniciados, e desta vez o público-alvo será os feirantes e comerciantes locais do Centro Comercial do bairro Eduardo Gomes. 

 

Na manhã desta segunda-feira (08), aconteceu um encontro entre o prefeito Marcos Santana e equipe da Seminfra para apresentar o Masterplan da reestruturação do Centro Comercial. A obra vem sendo discutida, estudada e posta em papel, mas, a partir de hoje, esses estudos serão mais aprofundados e testados, para então ser feito o projeto arquitetônico e levantar a obra. 



Segundo o prefeito Marcos Santana, a obra, além de ter uma proposta inteligente e ousada, beneficiará todos das redondezas, especialmente os feirantes e comerciantes locais, que terão um ambiente com mais qualidade e higiênico. “Hoje foi apresentado apenas o Masterplan, não são os projetos arquitetônicos, ou seja, é apenas a ideia de como vai ficar. Espero que a gente consiga a partir dessa ideia, elaborar o mais rápido possível os projetos de fato, e que possamos captar os recursos necessários, que vão ser vultosos, para realizarmos a obra”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

Segundo o arquiteto da Seminfra, Igor Santos, a ideia possui a perspectiva de que seja um projeto de reestruturação urbana que potencialize o comércio que já existe naquela área, que abrange não somente o mercado, mas também os prédios públicos comerciais. “Queremos tornar aquela área não somente uma área comercial do bairro Eduardo Gomes, mas que atenda toda a região vizinha”. Foi citado por Igor possíveis mudanças na localidade, como parte do ambiente interno do mercado, externo também, principalmente, ambiental. “A gente está trazendo soluções para o problema da drenagem, a retirada do esgoto visível, mais estacionamentos, além de uma área de lazer para as crianças, uma academia popular e continuaremos com o espaço de eventos”.

 

 

Igor Santos, arquiteto da Seminfra 

 

Para o novo Centro Comercial, está sendo planejada uma reestruturação em toda área de exposição dos vendedores, acontecerá melhorias quanto às bancas, locais de higienização e um centro administrativo no prédio. “No espaço novo, pensamos em mudanças por toda a área de exposição, para que os vendedores exponham muito bem seus produtos e alimentos, para quem vende carne, estamos prevendo uma área correta de refrigeração da carne, área de limpeza tanto para o vendedor quanto para o produto. Será uma estrutura que acompanhará as normas da vigilância sanitária”, informa Igor. 

 

 

O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura 

 

O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, se atentou em planejar as melhores formas para quando as obras começarem a ser executadas. “A obra tem de tudo para ser grandiosa, e a logística precisa ser bem planejada, para que nenhum feirante  ou comerciante seja prejudicado durante sua realização. Planejamos em executar primeiro o mercado, daí vamos transferir as pessoas do mercado antigo para o novo mercado, e então seguiremos para uma nova etapa da obra, para que não haja prejuízos a ninguém.” O secretário reforça a ideia de potencialização do mercado local e que está priorizando a integração entre eles. “Serão feitas acomodações modulares, dentro de um mesmo espaço, pensando também na integração entres os comércios”.  Júlio finaliza compartilhando que o projeto é incipiente e que se trata de um trabalho para médio e longo prazo, depois de tudo encaminhado e com os recursos em mãos, será de fato iniciado os trabalhos na localidade.

 

 

Júlio Júnior, secretário da Seminfra





Fotos: Dani Santos