Seminário das Culturas Populares inicia na próxima quinta-feira em São Cristóvão

19/08/2022 - 16:46 Atualizado há 14 horas

Na próxima semana, a Cidade Mãe de Sergipe promoverá uma programação exclusiva dedicada às tradições culturais do nosso município. De quinta-feira (25) a sábado (27), a Praça São Francisco será palco do ‘Seminário das Culturas Populares - Arte de Toda Gente’. A ação é feita pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur).

O Seminário é uma iniciativa alusiva ao mês das culturas populares, com o intuito de propor discussões a respeito dos fazeres dentro dos grupos tradicionais. Nele, haverá também a participação de pesquisadores e estudiosos para debater e agregar conhecimento em torno dessa temática.

A diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos, aproveita para ressaltar a parceria envolvida com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que fará a mostra ‘Arte de Toda a Gente’, a qual busca divulgar os profissionais da cultura envolvidos nas tradições populares.

“Nós também vamos fazer uma visita guiada na Ilha Grande para que as pessoas vejam um pouco das atividades que são desenvolvidas para manutenção e vivência dessa comunidade. E como de costume, a nossa programação também está atrelada a Feira São Criativos, que apresenta um pouco do nosso artesanato e gastronomia local. Convidamos o público geral que se interesse por esses temas e que queira aprender de forma mais ampla a cultura popular tradicional do nosso municipio”, complementou.

Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfcek8z6bm_loZ_EeItA73zQ0w1ySFBu28z40l_T2xUN-Zj6A/viewform

Dia 25 de Agosto (Quinta)

14h30 - Mesa de Abertura: “A Era da Tecnologia Fortalecendo as Tradições”, no Auditório do Paço Municipal, com Marcos Santana, Ézio Deda, Lindolfo Amaral e mediação de Cristina de Almeida.

16h30 - Curso 1: “Saúde, Conhecimento e Medicina Popular”, no Auditório do Paço Municipal, com Roberto dos Santos, Julianna Salgado e Maria de Fátima.

17h00 - Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com atrações culturais como Caceteiras, Pífano de Pife, Bob Lelis e a Rural do Forró.

Dia 26 de Agosto (Sexta)

09h00 - Mesa 02: “Diversidade Cultural, Respeito e Tolerância às Representações Culturais”, no Auditório do Paço Municipal, com Juracy Junior, Rosângela Rocha, Wexyza Ferreira, Flávia Lopes e mediação de Jonathan Rodrigues.

11h00 - Roda de Conversa: “Estudo da Origem Nordestina do Forró - Patrimônio Cultural da Humanidade”, no auditório do Paço Municipal, com Lucas Campelo, Morena Freitas, Jailson do Acordeon e mediação de Paulo Correia.

14h00 - Curso 02: “Formas de Valorização e Salva-Guarda do Patrimônio Vivo (Lei Municipal dos Mestres)”, no Auditório do Paço Municipal, com Mestre Madalena, Paola Santana e Renata Silva de Oliveira.

16h00 - Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com atrações culturais como Chegança da AMI, Lucas Campelo e Jaque Barroso.

Dia 27 de Agosto (Sábado)

09h00 - Vivência na Ilha Grande.

16h00 - Feira São Criativos, na Praça São Francisco, com atrações culturais como Rebecca Melo, Reisado da Paz e Afoxé Di Preto.