Semed realiza posse de 12 novos professores aprovados em concurso público

02/02/2022 - 18:06 Atualizado há 4 dias

A Prefeitura de São Cristóvão realizou nesta manhã (02) um dos seus compromissos com a educação da cidade: a posse de 12 novos professores que irão compor o corpo docente do município. O concurso foi realizado em 2019, após 17 anos sem haver processo seletivo e até então, a nova equipe é composta por 90 convocados. A posse aconteceu no salão do paço municipal, cumprindo com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e contou com a presença de parte da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da secretária da Semed, Quitéria de Barros, do prefeito Marcos Santana e do vice-prefeito Paulo Júnior.

A cerimônia de posse foi iniciada com o depoimento da secretária, que fez questão de se pronunciar de pé como uma demonstração de respeito aos professores presentes. “Nós acreditamos na mudança pela educação, nos esforçamos para isso e já estamos mudando, pois a cada novo professor que chega, surge uma nova esperança. Espero que sintam orgulho por fazerem parte da nossa cidade e firmem um pacto pela elevação da nossa qualidade de ensino. Que os educadores cuidem das nossas crianças como se fossem seus próprios filhos em suas escolas. Nós não queremos nenhuma criança para trás”, diz a secretária.

Quitéria de Barros, secretária de educação

Esperança e respeito foram as palavras-chave da ocasião, utilizadas tanto pela secretária, quanto pelo prefeito. “Vocês fazem parte de um processo de esperança, de continuarmos fazendo de São Cristóvão uma Cidade Educadora. Vocês estão chegando em uma administração, marcada sobretudo pelo respeito, respeito às relações entre administração e cidadão, respeito que se traduz em um diálogo de verdade. Quando eu digo sim no momento que eu posso dizer sim e quando eu digo não e explico o porquê estou dizendo não. Assim também é a relação da gestão com os servidores, sobretudo com os servidores que têm uma participação especial na sociedade, os professores”, ressalta.

“Importante frisar que estamos completando 90 novos professores e nós temos a expectativa de que até o mês de junho alcancemos o dobro desse número. Porque estamos em um processo natural de afastamento dos nossos queridos mestres que tanto fizeram pela educação do município e agora estão se aposentando”, completa o prefeito.

Prefeito Marcos Santana

Professores empossados

Nascida e criada em São Cristóvão, a pedagoga Érica de Jesus, também empossada nesta quarta-feira (02), carrega em si o orgulho que muitos sancristovenses sentem por fazerem parte da história do município e a empolgação por ver de perto o desenvolvimento da cidade. “essa aprovação é muito simbólica porque sou sancristovense, estudei em escola municipal no Loteamento Lauro Rocha, tenho duas graduações e agradeço à base que eu tive aqui. Hoje eu vejo a cidade alavancando e por isso fico emocionada, porque sei a preocupação do município com o futuro dos jovens e agora vou colaborar para que seja o melhor possível”, pontua.

Érica de Jesus, pedagoga

Maria de Fátima Barros, pedagoga, aponta a estrutura de qualidade nas escolas como um dos fatores para proporcionar o bem-estar não só dos alunos e funcionários, mas de toda a comunidade. “Quando o ambiente escolar é melhorado, a criança se sente mais confortável, com mais vontade e empolgação para ir à escola, porque ela tem uma estrutura que abrange a necessidade que ela precisa e eu gostei muito dessa preocupação do município e, além disso, vimos na pandemia o quão é necessário é ter uma educação de qualidade, com professores capacitados, valorizados e que realmente priorizem a aprendizagem do aluno”, enfatiza.

Maria de Fátima Barros, pedagoga

O professor Edson Manoel de Araujo revela que tem acompanhado o trabalho da gestão e percebe o grau de comprometimento não somente com a área da educação, mas de um modo geral, com todos os munícipes. “De longe dá para perceber que o município tem compromisso com a cidade, com a educação, sobretudo, porque vem efetivando a sua categoria através de concurso público, como demanda a lei. Meus parabéns à gestão e a todos os meus colegas, por estarmos aqui realizando essa conquista. Que demos o nosso melhor enquanto educadores, para que a educação pública se torne cada vez mais de qualidade”, explica.

Edson Manoel de Araujo, professor

Fabiane Rosa de Sousa é uma das pedagogas empossadas e se diz emocionada com a conquista. “Estou muito feliz e emocionada porque como se não bastasse toda espera, ainda fui a última convocada, porque estou substituindo alguém que faltou. Então a emoção é ainda maior. Sou grata por ter conseguido fazer parte desse quadro, em um município que vem fazendo um excelente trabalho pela educação”, afirma.

Fabiane Rosa, professora

Prorrogação do prazo de validade do concurso

A Prefeitura de São Cristóvão prorrogou, por mais dois anos, a validade do Concurso Público para provimento de vagas e a formação de Cadastro de Reserva no Cargo de Professor de Educação Básica do Município (Edital nº 01/2019). Com o novo prazo, o concurso passa a valer até 27 de janeiro de 2024. (clique aqui para acessar).