Semed realiza formação em educação inclusiva para professores e coordenadores das escolas de São Cristóvão

09/03/2023 - 16:44 Atualizado há 1 dia



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Coordenadoria de Políticas para Diversidade e Inclusão, promoveu na última semana uma formação educativa voltada para professores e coordenadores que atuam nas salas de recursos multifuncionais das escolas de São Cristóvão. A atividade ocorreu na EMEF Gina Franco. 



As salas de recursos multifuncionais têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular. Através dos profissionais que atuam no setor, as salas buscam apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes.




De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Semed, Andrey César Louzada, a formação realizada para os professores e coordenadores pedagógicos do município teve como objetivo promover o diálogo e a construção de propostas pedagógicas que são levadas para as salas de aula. Na oportunidade, ele falou sobre os eixos legais que regulamentam as salas de recursos.

 



Diretor de Recursos Humanos da Semed, Andrey César Louzada

 

“Nós tratamos de algumas diretrizes de âmbito nacional e da portaria de diretrizes expedidas pela Semed, que dispõe sobre as ações, funções e regulamentação das atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, que promovem atendimento educacional especializado”, explicou o diretor. 




O psicólogo da Semed, Reuber Rozendo Costa, destacou a importância do encontro, reforçando o papel dos profissionais que atuam nas salas de recursos. “Eles são fundamentais, principalmente na percepção de uma possível sintomatologia das crianças e adolescentes. Por isso, ofertamos esse treinamento para orientá-los e sensibilizá-los, para que eles entendam o papel que desempenham, as legislações, e como eles podem fazer os encaminhamentos para que a gente possa prestar uma assistência de saúde, neurológica e de outros profissionais que essas crianças precisam”, detalhou.

 


Psicólogo da Semed, Reuber Rozendo Costa

 

Para a professora Maria Eni Barbosa, que atua na sala de recursos da EMEF Frei Fernando, a formação é um momento importante porque fomenta o diálogo e a elaboração de iniciativas que auxiliem os alunos, inserindo neste contexto a família e a comunidade escolar. “Essa formação nos dá a possibilidade de criar uma nova estratégia para que a gente possa ajudar as crianças, levando em consideração a necessidade de cada uma delas”, acrescentou. 

 


Professora Maria Eni Barbosa

De acordo com Bruna Rafaela Lima, professora da sala de recursos da EMEF João Francisco, a formação foi fundamental para a troca de informações e experiências entre os profissionais que atuam neste setor da educação. “Esse é o momento para troca de vivências e perceber a importância do professor da sala de recursos estar envolvido com toda a comunidade escolar, desde a unidade de ensino, até a gestão da Semed”. 

 

 

Bruna Rafaela Lima, professora da sala de recursos da EMEF João Francisco

 

Fotos: Dani Santos