Semed realiza formação com profissionais e entrega de kit escolar para alunos da rede municipal

21/06/2022 - 12:00 Atualizado há 5 dias

Tornar São Cristóvão uma cidade educadora é o compromisso da atual gestão, e assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na última sexta-feira (17), a entrega de kit escolar para os alunos do 1º ao 5º ano. Além disso, foi promovida também uma formação com os profissionais da educação na EMEF Gina Franco.

A ação faz parte do ‘Educa Mais São Cristóvão’, um programa acompanhado pela Associação Bem Comum, em que o município de São Cristóvão foi contemplado após um processo seletivo, sob o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos alunos com foco na alfabetização. Para a primeira leva de materiais, foram investidos R$ 268.470,40, oriundo de recursos próprios da Semed.

Segundo a diretora pedagógica da Semed, Walléria Macário, os kits escolares são estruturados para sistematizar a dinâmica de aprendizagem  em sala de aula. O kit para os alunos dos 1º ao 3º anos é organizado em cadernos de português e matemática, além de caderno de atividades e de fluência e um extra que será disponibilizado de forma trimestral para avaliar o acompanhamento dos alunos. Já para os alunos dos 4º e 5º, será fornecido também um caderno ‘Relembrando’, com foco para alunos que tenham dificuldade na leitura, auxiliando no ensino. Para os professores, será entregue um guia de orientação de atividades. A distribuição acontecerá nas 23 escolas da rede que possuem ensino do 1º ao 5º ano.

“O preparo com os profissionais engloba um triângulo de ação através da formação, da avaliação e do acompanhamento. Percorrendo esse caminho, nós asseguramos que isso irá garantir o efeito necessário aos nossos alunos, que são todas as crianças de São Cristóvão aprendendo a ler”, disse a diretora pedagógica.

Walleria Macário, diretora pedagógica da Semed

De acordo com a coordenadora de formação da Semed, Analine Soares, as formações acontecem de forma cíclica: após a formação dos professores, eles acompanham a dinâmica do professor em sala de aula e avaliam se o profissional realmente conseguiu assimilar o que o aluno está aprendendo dentro da rotina proposta ao educador. “É um material bem estruturado, nós começamos com a predição e a partir disso, você já começa falando sobre leitura e o alfabeto então o aluno vai ficar por dentro daquilo que vai ser ensinado”, explicou.

Analine Soares, coordenadora de formação da Semed

Para Yane Beatriz, formadora do 2º ano e técnica da Semed, a formação busca mostrar o material do ‘Educa Mais São Cristóvão’, como ele é feito e como deve ser usado em sala de aula. “Nós queremos que os alunos coloquem a mão na massa, que os professores trabalhem o conteúdo com os jovens para que todos sejam alfabetizados principalmente na idade certa, que é no 2º ano aos 7 anos de idade”, concluiu.

Yane Beatriz, técnica da Semed

Fotos: Heitor Xavier