Semed realiza encontros formativos sobre escrituração escolar

18/06/2021 - 14:33 Atualizado há 2 dias

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta semana uma série de encontros formativos com gestores, coordenadores e agentes de secretarias das 30 escolas da Rede Municipal de Ensino. Divididos em três dias, onde as escolas foram separadas por localidades, os encontros tiveram o intuito de orientar os profissionais do setor administrativo das instituições sobre a escrituração escolar. As atividades ocorreram na EMEF Gina Franco.

Cuidados com as fichas de matrícula, certificados, diário de classe, documentação dos estudantes e outros temas relacionados à vida escolar do aluno foram abordados durante os encontros. A coordenadora de inspeção escolar da Semed, Ângela Silveira, informa que além de atualizar sobre essas temáticas, as reuniões são importantes para sanar as dúvidas dos profissionais da educação.

“Desde 2020, diante do contexto de pandemia, nós passamos a avaliar os alunos não por nota, mas avaliando todo o processo do aluno, analisando a atuação deles por conceitos. Alguns gestores ainda possuem dúvidas sobre esse tema, então os encontros são fundamentais para elucidar todas essas questões”, explicou a coordenadora.

Segundo a coordenadora, estas formações são fundamentais para que os profissionais que atuam nas escolas estejam cada vez mais preparados para atender as demandas dos alunos. “Nós professores precisamos estar sempre em formação continuada. É muito importante que nós estejamos sempre a par das atualizações, de todas as mudanças que ocorrem nas legislações tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito municipal”, afirmou.

Coordenadora de inspeção escolar da Semed, Ângela Silveira

A diretora da EMEF Pedro Amado, Eliana do Carmo, participou do encontro realizado nesta sexta-feira. Para ela, momentos como estes são importantes para a atualização dos processos administrativos e para a troca de experiências entre as escolas. Ela ainda aponta que “são atividades que nos engrandece e nos faz melhorar a cada dia dentro das nossas funções”, avaliou a gestora da escola que fica localizada no povoado Colônia Miranda.

Diretora da EMEF Pedro Amado, Eliana do Carmo

Fotos: Heitor Xavier