Semed realiza 2ª formação para gestores escolares em parceria com a Associação Bem Comum

13/05/2024 - 22:11 Atualizado há 1 dia



A educação segue em constante crescimento na Cidade Mãe e uma das preocupações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Cristóvão é que os profissionais estejam acompanhando esses avanços e sejam capacitados para o melhor acolhimento e ensino dos seus estudantes. Pensando nisso, foi realizada no Paço Municipal, nesta segunda-feira (13), a 2ª formação para diretores e gestores da rede municipal de ensino, em parceria com a Associação Bem Comum (ABC).

 

A troca de conhecimentos aconteceu nos turnos da manhã e da tarde e contou com a participação de formadoras da Lyceum Consultoria Educacional, instituição responsável pela produção dos cadernos utilizados pelos estudantes no Educa Mais São Cristóvão, através do programa Educar pra Valer (EpV), elaborado pela ABC.

 

 

O tema desta rodada foi voltado para o Acompanhamento Pedagógico. Segundo a coordenadora da Lyceum, Tarjara Almeida, a formação foi seguida de uma análise e discussão de resultados da rede para que os gestores também possam fortalecer a cultura da avaliação, do monitoramento e do acompanhamento dos resultados da aprendizagem das crianças.

 

“Assim eles poderão, junto com seus coordenadores e professores, repensar práticas que estão sendo aplicadas e qualificar cada vez mais a rotina de trabalho deles enquanto gestores escolares e coordenadores pedagógicos, mas também apoiando cada vez mais de perto o fazer do professor na rotina de sala de aula”, destaca a coordenadora.

 

Tarjara Almeida, coordenadora da Lyceum Consultoria Educacional

 

Deise Barroso, Secretária de Educação de São Cristóvão, enfatiza que o município tem conquistado avanços consideráveis para a aprendizagem e a evolução educacional, para ela, é feita no chão da escola:

 

“Para isso nós preparamos todo o corpo da escola. Fazemos a preparação com os professores, com formações continuadas. São quatro durante o ano, uma a cada bimestre. E fazemos também com diretores e gestores, pois são eles que coordenam a escola e fazem com que os professores se motivem e entendam o que a Semed pensa como política de educação. Então, nada mais justo que eles também sejam formados”.

 

Deise Barroso, Secretária de Educação de São Cristóvão

 

Como ministrante da formação, a formadora Rosejânia Dias buscou dialogar sobre as práticas e qualificar as ações pedagógicas que os gestores exercem no ambiente escolar, fundamentando-se nos resultados, nas evidências e nos indicadores que as escolas têm gerado, além de perceber que movimentos esses profissionais podem melhorar na busca da aprendizagem dos estudantes da rede.

 

“A avaliação é um suporte, mas o nosso maior objetivo de fato é a aprendizagem das crianças. Então, os diretores podem qualificar essas ações, bem como os coordenadores podem qualificar as questões de suporte aos professores, que precisam desse suporte dessas orientações para construir uma aprendizagem mais significativa para o aluno”, destaca a ministrante.

 

Rosejânia Dias, ministrante da formação

 

Como um dos participantes da formação, Luciano Santos, diretor da EMEF Maria Oliveira Santos, evidencia a importância desses ciclos de capacitações para o fortalecimento da prática pedagógica no dia a dia das escolas. 

 

“Essas informações são ótimas, porque os profissionais precisam resgatar aquilo que é importante para a prática  pedagógica. Recentemente, eu estive em Sobral-CE junto a outros dois diretores numa experiência de conhecer o que é referência em educação. Nós verificamos que conquistamos e estamos no caminho certo, pois temos as mesmas práticas e estamos pensando muito no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ressalta o diretor, que acredita no alcance de altas médias para o município nos próximos anos.

 

Luciano Santos, diretor da EMEF Maria Oliveira Santos

 

Educa Mais São Cristóvão

 

Os ciclos de formações fazem parte do programa Educa Mais São Cristóvão, que foi instituído em 2022 com o objetivo de desenvolver a aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano, com foco na alfabetização. O programa é acompanhado pela Associação Bem Comum, como resultado de um processo seletivo realizado entre 2020 e 2021. 

 

 

Além da formação profissional para gestores e professores, o Educa Mais São Cristóvão, disponibiliza materiais didáticos em Língua Portuguesa e Matemática, o caderno de fluência e caderno de orientação ao professor(a), que auxiliam no planejamento dos profissionais. Esses materiais são preparados pela Lyceum Consultoria Educacional, enquanto parceira da ABC no programa Educar para Valer.

 

O EpV tem o propósito de prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para dar apoio na implementação de boas práticas de gestão, ajudando a garantir o ingresso, permanência e a excelência de aprendizagem das crianças nas escolas públicas.

 

 

Fotos: Dani Santos