Semed promove ação educativa em creches de São Cristóvão

16/03/2022 - 15:41 Atualizado há 1 dia

Na manhã desta quarta-feira (16), as crianças da Creche Ezilde Serra Pinheiro, no bairro Irineu Neri, participaram de uma dinâmica especial com o objetivo de cultivar a imaginação na infância. A atividade faz parte do projeto ‘Viajando no Mundo da Imaginação’, promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Criado pela equipe da coordenação das creches da Diretoria Pedagógica (DIRPE) da Semed, o projeto é focado na importância lúdica da imaginação na aprendizagem das crianças. A ação acontecerá durante todo o mês de março nas creches do município.

De acordo com uma das organizadoras da ação, a psicopedagoga Naryanne Pinheiro, “a imaginação é importante no estímulo da criatividade das crianças, além no incentivo ao contato humano, desenvolve o cognitivo, físico e social dos jovens”.

“A pandemia influenciou a vida das crianças que tiveram que passar mais tempo em casa, os pais ficavam mais tempo fora para trabalhar então esse projeto é de grande valia para acolher a criança, trazer uma recreação diferente e sair da rotina”, explicou a organizadora e pedagoga da ação, Elze Oliveira.

Elze Oliveira e Naryanne Pinheiro, coordenadoras das creches de São Cristóvão

Interação com os alunos

O momento contou ainda com a participação dos membros do Movimento Cultural Maria Pereira (MOCMAP), programa criado pela Academia Itabaianense de Letras (AIL), que foram convidados para a ação. Segundo a coordenadora geral, Rosa Maria, a missão da organização é disseminar a leitura com os jovens, trabalhando esse tema a partir de peças teatrais, música e dança.

“Estamos aqui junto a Secretaria de Educação de São Cristóvão pela primeira vez para estimular as crianças a se apaixonarem pela literatura. Por isso, estamos trazendo a apresentação de duas literaturas infantis: ‘O Mundo Mágico dos Sonhos’ de Maria Tayná e 'A princesinha que não queria dormir’ escrito por mim”, disse Rosa.

Rosa Maria, coordenadora geral do Movimento Cultural Maria Pereira (MOCMAP)

A escritora mirim de 9 anos, Maria Tayná, fala que foi incentivada pela leitura desde cedo e então foi convidada a participar do movimento cultural, onde atualmente busca apresentar a literatura para outras crianças. “Eu gosto muito de ler, os livros mostram que podemos realizar os nossos sonhos e espero transmitir isso para outras pessoas”, declarou.

Maria Tayná, escritora mirim e integrante do Movimento Cultural Maria Pereira de Itabaiana (MOCMAP)

Representando a creche participante, a diretora da Ezilde Serra Pinheiro, Noly Cardozo, comenta que apesar da comunidade ter contato com brincadeiras, é relevante a inserção de ações como essas que valorizem a diversão das crianças. “Eu acho que a criança tem que aprender a brincar, então levar isso a partir da leitura e do teatro só traz benefícios para os jovens daqui”, finalizou.

Noly Cardozo, diretora da Creche Ezilde Serra Pinheiro