Semed prepara profissionais da educação para atuar no reforço escolar dos alunos no período de férias

28/12/2022 - 16:15 Atualizado há 1 dia

Desde ontem (27), a Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão (Semed/SC) está realizando uma formação direcionada aos profissionais da educação para o reforço escolar ‘2º Tempo - Aprenda Mais’, que acontecerá com os alunos da rede entre os dias 02 a 14 de janeiro. Na manhã desta quarta-feira (28), a preparação ocorreu com os novos professores egressos e foi realizada no anexo da EMEF São Cristóvão (Antigo Balão Mágico).

Através da parceria da Semed com a Associação Bem Comum com o Programa Educa Mais São Cristóvão, os estudantes da rede municipal passam por uma avaliação de fluência para identificar o nível deles, e são separados pelo nível menos fluente ao mais fluente. Por meio disso, são elaboradas atividades específicas para que os alunos se desenvolvam e saiam do reforço escolar sabendo ler com fluência, além de solucionar as quatro operações matemáticas perfeitamente.

Segundo a técnica da Semed, Yane Beatriz, o primeiro reforço já havia sido realizado nas férias de julho e agora está voltando sob o intuito de não deixar “nenhum aluno para trás”. “Os diretores e coordenadores tiveram um primeiro momento para entender o que iria acontecer nesse reforço, ontem nós formamos os estagiários e hoje está acontecendo com os professores para que eles entendam como agir com o aluno, conforme o nível que ele é inserido”, explicou.

Ana Paula é professora do terceiro ano, atua na EMEF Maria José Pinto Fontes, no bairro Lourival Batista, e considera o reforço como algo fundamental na aprendizagem dos alunos. “Com o reforço na prática, nós vamos poder intensificar os trabalhos que não foram consolidados ao longo do ano e essa formação permitirá que fiquemos mais seguros para as crianças que estão cursando agora em janeiro. Para nós que estamos entrando agora é muito importante ver que a Semed tem esse olhar para que possamos dar o nosso melhor aos alunos”, disse.

Ana Paula, professora

Para a professora Josiene de Carvalho, que atua com a turma do infantil dois na EMEF Claudio Meireles, Povoado Colônia Miranda, o reforço faz com os profissionais tenham atenção nas necessidades de cada criança. “É o momento de cada professor ter essa atenção de forma individual e fazer atividades lúdicas que eles consigam compreender melhor o que foi assimilado durante o ano letivo e consolidar os ensinamentos”, ressaltou.

Josiene de Carvalho, professora

Amanhã (29), a formação continuará com os cuidadores da rede.

Fotos: Heitor Xavier