Semed inicia atualização de softwares dos equipamentos utilizados por alunos da rede municipal

13/06/2022 - 17:18 Atualizado há 5 horas

Não é de hoje que a educação está cada vez mais atrelada ao uso da tecnologia, por isso a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta manhã (13) o processo de atualização dos softwares dos equipamentos utilizados por alunos e professores da rede municipal de ensino. Trata-se de um suporte tecnológico que faz parte do projeto Aula Digital, presente no município desde 2017 e está ativo em mais de 80% das escolas municipais.

Maleta com tablets que são utilizados por alunos da rede municipal

De acordo com Thays Mara Vieira, técnica pedagógica da Semed, “o uso dos equipamentos tecnológicos para realização de atividades e acompanhamento escolar vem fazendo a diferença na vida dos alunos de 23 escolas do município, do primeiro ao quinto ano. Trata-se de um recurso rico que pode ser utilizado de forma online e offline, pois não há necessidade da internet para a sua utilização, fato que o torna mais inclusivo”, pontuou.

Thays Mara Vieira, técnica pedagógica da Semed

A técnica destacou a importância da realização da carga massiva, que significa a atualização do sistema e cadastramento de dados necessários de alunos e professores. Luciano Souza é assistente de projeto e faz parte da equipe que realiza a atualização que facilitará o acesso de professores e alunos ao conteúdo pedagógico digital.

“Este é um projeto que insere os alunos nesse universo digital, muito importante para todos, principalmente para aqueles cujas famílias são de baixa renda e não tem acesso à internet. Por meio dessa iniciativa, cada aluno utiliza um tablet, porém quando mudam de série ou de escola, surge a necessidade de fazermos esse processo de mudança de dados. Por isso estamos atualizando os usuários para que eles consigam acessar a plataforma de educação e assim interagir com o conteúdo planejado pelo professor”, explicou o assistente.

Luciano Souza, assistente de projeto

Para a secretária da Semed, Deise Barroso, a utilização dos tablets em sala de aula tem garantido avanços na educação. “Após a pandemia não conseguimos realizar as atividades com a utilização dos tablets porque os alunos retomaram as aulas aos poucos, porém, para voltarmos às práticas com os equipamentos, o primeiro passo é a atualização do programa. Através do projeto Aula Digital temos visto grandes avanços no processo de ensino e aprendizagem, com conteúdos mais atuais, dinâmicos, inclusive os alunos adoram. Por isso voltaremos a trabalhar com tecnologia nas escolas”, salientou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Fotos: Heitor Xavier