Semed inicia atividades do Programa 2º Tempo em unidades de ensino da rede municipal

04/01/2023 - 17:36 Atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início nesta semana às aulas do Programa de Intensificação da Aprendizagem, 2º Tempo Aprenda Mais, que, como o nome já sugere, tem o intuito de reforçar o ensino, sanar as dificuldades enfrentadas e equiparar o nível de aprendizado entre os alunos. As atividades do programa acontecem no ambiente escolar até o dia 13 deste mês e tem beneficiado os alunos matriculados no Ensino Fundamental, mais especificamente nas disciplinas de português e matemática.

A secretária da Semed, Deise Barroso, destaca que o programa acontece após encerrado o período letivo. “Chamamos o programa de 2º Tempo porque ele ocorre no período de férias e traz aos alunos uma oportunidade de reforçar o aprendizado, uma vez que o conteúdo é trabalhado de maneira específica e com um número reduzido de estudantes em sala de aula. Para que consigamos alcançar os objetivos do programa, mobilizamos os profissionais da rede que ainda não estão em seu período de férias, a exemplo dos recém-nomeados, para que dêem este suporte, juntamente com os estagiários”, disse.

Deise Barroso, secretária de Semed

Deise ainda afirmou que as competências e habilidades dos alunos precisam ser trabalhadas nas áreas de português e matemática “por isso se torna tão necessária a avaliação diagnóstica aplicada pelos educadores, justamente para que compreendam em que nível de aprendizagem o aluno está, no intuito de que sejam devidamente alfabetizados e que realizem a leitura com fluência”.

De acordo com Emille Raquel Ramos, pedagoga da rede municipal, os alunos passam por uma avaliação diagnóstica e através do resultado os professores planejam as aulas de acordo com as necessidades específicas de cada um. “O nosso lema é não deixar nenhuma criança pra trás, portanto, é nesse período de reforço que atuamos diretamente na dificuldade daquele aluno e assim possibilitamos um avanço no nível de aprendizagem”, explicou.

Emille Raquel Ramos, pedagoga da rede municipal

Para Suelen Araújo, que atua como coordenadora pedagógica, tais aulas vem trazendo resultados relevantes, pois possibilitam que os professores desenvolvam os conteúdos de forma igualitária. “Não podemos deixar que o aluno encerre o ano letivo sem que recupere o nível de aprendizagem. Alguns necessitam de uma atenção maior em determinados conteúdos e percebemos isso quando ao longo do ano não apresentam um rendimento satisfatório, por isso os separamos por níveis de aprendizagem, inserimos quantidades mínimas em salas para que possamos dar uma atenção maior, além dos trabalhos com atividades lúdicas e dinâmicas”, salientou.

Suelen Araújo, coordenadora pedagógica da Semed

Fotos: Heitor Xavier