Semed empossa mais 15 professores para integrar a rede municipal de ensino

31/01/2023 - 17:56 Atualizado há 11 horas

Em virtude da ampliação de escolas e do consequente aumento das demandas na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira (31) a posse de mais 15 professores. Com esta convocação, a rede completa o quadro com 267 profissionais aprovados no último concurso, que contribuirão para o aprendizado de aproximadamente 8 mil alunos do 1º ao 9º ano, distribuídos nas 30 escolas da rede.

Com um discurso emocionado, o prefeito Marcos Santana destacou a importância da educação para o desenvolvimento da autonomia dos jovens sancristovenses. “Estes novos professores já fazem parte da história recente da educação sancristovense, uma educação marcada por um passado que infelizmente não pode ser esquecido, para que jamais cometamos os mesmos erros. Muitos alunos vivem uma realidade difícil e o nosso compromisso é o de compreendê-los e distanciá-los de todas as vulnerabilidades possíveis”, enfatizou.

Marcos Santana, prefeito

O prefeito ainda destacou o valor que foi investido este ano na formação dos educadores e na aquisição de materiais. “Já investimos mais de R$ 1 milhão e 800 mil reais em soluções modernas, qualificação e treinamento dos nossos professores, além da aquisição de material gráfico e material pedagógico. Tudo isso para que os profissionais tenham condições adequadas de exercer o seu trabalho e assim contribuir para transformar a vida destes estudantes através do conhecimento”, Explicou.

De acordo com Deise Barroso, secretária da Semed, a rede municipal de São Cristóvão vem crescendo a cada ano, o que demanda a atuação de um número maior de profissionais. “Aos novos professores eu desejo boas-vindas e muita responsabilidade, porque nós temos agora um desafio muito grande, que é o de consolidar aprendizagem dos alunos com o foco na aprendizagem e não na reprovação”, frisou.

Deise Barroso, secretária da Semed

Uma das professoras convocadas foi a pedagoga Andreza Vieira, que atua no magistério há quase oito anos. “Eu sou moradora de outro município, mas sempre visitei e admirei a cidade de São Cristóvão, por isso é um prazer enorme ter sido aprovada nesse concurso e, o principal, por ter sido em uma cidade que já provou ter um compromisso sério com a educação, tanto na valorização dos alunos, quanto dos profissionais que atuam na área”, afirmou.

Andreza Vieira, pedagoga

O pedagogo e sancristovense Andrey Louzada foi um dos aprovados no concurso. Ele explicou que “no município tem havido uma demanda muito significativa na oferta de ensino e, diante de um quadro de necessidades, a gestão tem o compromisso de convocar os candidatos aprovados no último concurso, o que aponta a lisura no processo e consolida uma proposta pedagógica, porque à medida que há servidores efetivos, esses profissionais recebem a formação e ficam na rede para multiplicar”, pontuou.

Andrey Louzada, pedagogo

Presentes na cerimônia

A cerimônia contou com a presença de parte do secretariado municipal, dos familiares dos profissionais convocados e dos vereadores: Edvaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira e Rafael do Sucatão.

Fotos: Heitor Xavier