Semed convoca sete novos professores para integrar a Rede Municipal de Educação

16/02/2022 - 18:17 Atualizado há 2 dias

Mais sete novos professores passam a compor o corpo docente da educação básica municipal. A posse foi realizada nesta manhã (16), pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Como praxe, a solenidade contou com as boas-vindas da secretária da Semed, Quitéria de Barros e do prefeito Marcos Santana, além da presença do secretário Josenito Oliveira Santos, representando a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Emocionado, o prefeito recomendou aos novos funcionários que cuidem dos jovens da cidade como se fossem os seus filhos, para que o processo de desenvolvimento se dê através de uma relação mútua de compreensão, cuidado, empatia e, sobretudo, do respeito. “Um compromisso que eu assumi comigo mesmo é o de valorizar o magistério, pois todas as outras profissões precisam do professor, é a quem devemos agradecer o que somos hoje. Por isso eu peço que cuidem dos filhos de São Cristóvão, abracem a causa e a nós cabe darmos aos educadores as condições necessárias para que não parem, para que executem o trabalho com maestria”, explicou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

A secretária da Semed, Quitéria de Barros, deu início à solenidade e não hesitou em compartilhar a sua expectativa e disponibilidade para com os sete novos profissionais. “Eu estou aqui à disposição dos professores, para ajudá-los, para apoiá-los em seu fazer pedagógico. O que pedimos a cada um é que se importe com as nossas crianças e nossos jovens, que não larguem a mão de nenhum deles, principalmente daqueles que têm mais dificuldades. A educação é a espinha dorsal de um projeto de transformação e nós precisamos construir um futuro a partir dos nossos jovens, que dependem dos nossos acertos e da nossa empatia para que tenham êxito”, enfatizou a secretária.

Quitéria de Barros, secretária da Semed

Após 17 anos do penúltimo concurso, a Prefeitura realizou o último há três anos, fato que resultou na expectativa dos que participaram do processo seletivo. Até o momento já são 97 novos profissionais, que tomaram posse desde 2020 e existem planos da gestão convocar mais 100 até o meio do ano. A pedagoga Laura Farias dos Reis fez parte da seleção e contou sobre o misto de sentimentos quando iniciaram as convocações.

Laura Farias dos Reis, pedagoga convocada no concurso

“Sou muito apaixonada pela educação, pela pedagogia, além de ser admiradora do trabalho da educação em São Cristóvão. Por isso fiquei muito emocionada e surpresa quando veio a convocação. Faz tempo que acompanho o trabalho da educação pelo Instagram e pelo site e vejo que a gestão é muito comprometida, não somente pela reformas nas escolas, mas pela qualidade de ensino e pela valorização dos profissionais. Falo isso por mim e por todos os que estão aqui, estamos gratos e ansiosos para oferecer o nosso máximo ao município”, pontuou.

Assinatura do termo de posse

Valéria Mahaiara dos Santos é letróloga e veterana no ensino de espanhol. Em São Cristóvão a professora foi convocada para ensinar língua portuguesa. Para ela a notícia da convocação foi uma grande surpresa e a realização de um sonho. “Eu já exerço a minha profissão, mas o meu maior sonho é o de ensinar o meu idioma e agregar à educação de um município que está de parabéns pelo empenho e pelos resultados. Estou feliz por agora fazer parte dessa história e por poder colaborar para que a cidade mantenha os melhores resultados”, enfatizou.

Valéria Mahaiara dos Santos, professora de português convocada

Solenidade de posse dos novos professores da educação básica do município