SEMDET realiza a 2ª Semana de Agricultura de São Cristóvão

08/08/2022 - 18:26 Atualizado há 10 horas

A fim de fortalecer a atividade agrícola e promover mais qualidade de vida aos produtores rurais do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) deu início na manhã de hoje (08) às atividades da 2ª Semana de Agricultura de São Cristóvão, com o tema: "Produção Orgânica - Segurança Alimentar e Sustentabilidade". A abertura reuniu representantes de diversas áreas, que ouviram sobre “A importância do cooperativismo”.

Palestra sobre "A importância do cooperativismo"

O evento se estende até a próxima sexta-feira (12) e o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, ressaltou a importância de levar conhecimento e melhores condições para que o homem do campo desenvolva o seu trabalho. “Nós teremos diversas atividades durante toda semana, que apresentarão novas técnicas de produção, técnicas de manejo, além de oficinas e palestras, ou seja, todas focadas na agricultura familiar, esta que leva o alimento para a nossa mesa”, frisou.

Josenito Oliveira, secretário da SEMDET

O prefeito Marcos Santana destaca que não é de hoje a preocupação da gestão com as ações voltadas para a agricultura. “Estabelecemos como uma das prioridades da gestão a implantação das ações voltadas para a agricultura e, sobretudo para a agricultura familiar em São Cristóvão, com o intuito de fortalecer as atividades e gerar trabalho e renda para a população. Ainda assim, entendo que tais ações precisam ser céleres. Precisamos efetivamente correr contra o tempo no intuito de deixarmos um legado para aqueles que vão nos suceder nessa tarefa de administrar a cidade, olhando, sobretudo, para aqueles que estão no campo, na lida diária, produzindo alimentos saudáveis para todos nós”, pontuou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Helenilson de Jesus Oliveira, analista do SEBRAE e gestor do projeto de compras, frisou valorização do agricultor como fundamental para que ele enxergue o seu potencial como empreendedor. “O agricultor é um pequeno empresário, que tem gama e mercado para empreender. Porém, para isso a qualidade é imprescindível e aí o SEBRAE entra em parceria com a gestão, justamente para garantir a melhoria do produto, e com isso estimular o homem no campo, a continuar no campo e com qualidade de produtos e resultados promissores”, ressaltou.

Helenilson de Jesus Oliveira, analista do SEBRAE e gestor do projeto de compras

Para Matheus Vieira Santos, gerente geral da Agência do Banco do Brasil em São Cristóvão, o município possui um grande potencial que vai além da agricultura e a parceria se faz necessária para fortalecer o setor. “Nós somos parceiros da prefeitura de São Cristóvão e estamos aqui como um braço direito para poder ajudar o homem do campo, através da oferta de linhas de crédito e fomento à atividade. Essa parceria já vem desenvolvendo bons resultados na agricultura, pecuária e carcinicultura local, além de temos uma agência de portas abertas para todos os agropecuaristas que atuam no município”, disse.

Lucivânio de Aragão é Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE) e considera “uma grande oportunidade reunir pessoas para tratar sobre agricultura familiar, agroecologia, produção orgânica e cooperativismo. Porque é a partir dessas temáticas, em eventos com este, que a gestão pode despertar nos agricultores a urgência de buscarem uma organização, juntamente com os colaboradores do município, para que obtenham sucesso mais adiante”, explicou.

Lucivânio de Aragão, presidente da FETASE

De acordo com Maria do Carmo Batista Santos, presidente do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Familiares, “as atividades desenvolvidas pela gestão faz com que eles aumentem a produção, vendam os seus produtos, agreguem valor ao seu trabalho. Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a sustentabilidade. Logo, com o suporte da prefeitura e a sensibilidade da gestão, podemos vislumbrar um futuro sem o êxodo rural, com subsídios suficientes para que os agricultores, sobretudo os mais jovens, possam continuar no campo, porém com qualidade”, salientou.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier