Semdet e Sebrae lançam programa ‘Fomentando a Agricultura Familiar’ em São Cristóvão

16/12/2022 - 16:57 Atualizado há 5 horas



Na manhã desta sexta-feira (16), os agricultores de São Cristóvão participaram do lançamento do Programa ‘Fomentando a Agricultura Familiar’, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no município. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) faz parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e aconteceu na Feira da Agricultura Alimentar, localizada na Praça da Matriz.

 

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto que busca transformar os municípios por meio da geração de um ambiente de negócios para o desenvolvimento, dinamizando a economia, e gerando emprego e renda para a população. Por meio da iniciativa ‘Fomentando a Agricultura Familiar’ os agricultores e agricultoras do município de São Cristóvão terão apoio para que se tornem aptos a participar dos mais diversos chamamentos públicos para compras governamentais. 

 

De acordo com o secretário da SEMDET, Josenito Oliveira, os agricultores poderão utilizar os seus produtos tanto para a alimentação, para merenda escolar, como também através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) na distribuição dos mais carentes. “É por meio desse programa que estamos cumprindo o nosso papel de fomentar políticas públicas que possam alavancar e melhorar a produtividade do agricultor familiar que é aquele quem coloca o alimento na nossa mesa”, disse. 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

O superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, também esteve presente e aproveitou o momento para conhecer a Feira da Agricultura Familiar, ação que acontece em toda primeira semana do mês e que oferece artesanato, culinária, frutas, verduras, legumes e hortaliças de produtores locais. Para ele, é relevante quando o poder público fortalece a economia do município através do produtor local. “Quando o dinheiro roda dentro do município faz uma grande diferença em termos de desenvolvimento, de geração de emprego e renda e tudo melhora dessa forma”, acrescentou. 

 

Paulo do Eirado, superintendente do Sebrae

 

Estiveram presentes no momento agricultores de acampamentos e assentamentos, além de cooperativas, pequenos empreendedores e sindicatos, além de servidores municipais e do secretário de meio ambiente, Edmilson Brito.

 

 

 

Agricultores do município

 

Na opinião de Sílvio Carneiro e Gino Santos, representantes do Acampamento Emília Maria, a gestão atual está realizando um ótimo trabalho na parceria com os produtores locais. Para Sílvio, “ter uma feira como essa é fantástica, incentiva o comércio, divulga o nosso produto e o nosso acompamento”. 

 

Já Gino Santos conta que antigamente havia uma dificuldade na venda devido às ofertas, mas com a inserção da feira e o apoio do Prefeito, “isso fortaleceu o desenvolvimento em São Cristóvão e já percebemos o efeito com o povo aparecendo com seus produtos graças a esse incentivo”. 

 

Sílvio Carneiro e Gino Santos, agricultores

 

O agricultor do povoado Candeal, Seu Dedé, trabalha com alimento orgânico há 25 anos e considerou o programa como um pontapé inicial para o avanço da agricultura familiar na Cidade Mãe. “Eu fico muito feliz porque o consumidor do nosso município está começando a ter uma boa alimentação e isso estava faltando no nosso município, e sem a Prefeitura isso nunca teria acontecido. Nós produtores ficamos felizes com esse evento e esperamos crescer ainda mais”, concluiu.

 

Seu Dedé, agricultor

 

Fotos: Dani Santos