Semast promove reunião com famílias contempladas no programa Tá na Mesa

21/01/2022 - 12:28 Atualizado há 1 dia

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) recebeu na tarde desta quinta-feira (20), no Centro de Referência e Segurança Alimentar e Nutricional do município, algumas das famílias sancristovenses que foram contempladas com o  programa Tá na Mesa. Criado recentemente pela Prefeitura de São Cristóvão, com o objetivo principal de conceder de forma permanente cestas básicas para famílias em estado de extrema vulnerabilidade social, além da insegurança alimentar e nutricional. Durante a reunião, a equipe da Semast abordou informações detalhadas sobre o real significado do programa e a sua abrangência.

Ele foi criado em decorrência dos efeitos sociais causados pela pandemia e visa atender as famílias cadastradas por um período inicial de seis meses. O objetivo é ir além da entrega de cestas básicas, por isso, além dos critérios para a inserção no programa, existem outros que exigem a participação efetiva destas famílias em todas as atividades do programa que serão promovidas pela Semast, que incluem oficinas de reaproveitamento e reutilização dos alimentos, economia doméstica, inclusive oficinas voltadas para a geração de emprego e renda.

Cartão do Programa Tá na Mesa, recebido pelas famílias ontempladas

De acordo com a secretária da Semast, Lucianne Rocha, “o foco do programa é atender  famílias com um número grande de membros, famílias que têm grupos vulneráveis, como pessoas com alguma deficiência, algum problema de saúde, como diabetes, gestantes em situação de insegurança alimentar, dentre outros casos que provoquem, na vida dessas famílias, a dificuldade de acessar um alimento de qualidade”, explica.

Lucianne Rocha, secretária da Semast

O município dispõe de outros programas que já concedem cestas básicas eventuais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)  e o Programa Banco de Alimentos. “Por conta da pandemia cresceu a insegurança alimentar na população como um todo e, consequentemente, cresceu a concessão de cestas básicas, porém, não permanente, o que não é suficiente para suprir as necessidades de algumas famílias. Por isso o Tá na Mesa surge para o município potencializar a sua política de segurança alimentar nutricional e auxiliar as famílias no enfrentamento dessas dificuldades”, salienta a secretária.

A coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Semast, Winne Correia, explica que o encaminhamento destas famílias ocorre através do Centro de Referência de Assistência Sociais (CRAS)  e do Centro de Referência Espacializado de Assistência Social (CREAS). “A partir do encaminhamento, faremos um acompanhamento das famílias de uma forma geral. É realizada uma avaliação para definirmos o nível de insegurança alimentar, para sabermos se é grave ou moderada e a partir daí vem a concessão dos alimentos perecíveis e não-perecíveis, além das outras atividades que promovemos”, pontua.

Winne Correia, coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Semast

Famílias contempladas agradecem a oportunidade

Mãe de 5 filhos e desempregada,Flaviana Viçosa de Jesus foi convidada a conhecer o programa e se diz feliz com o que ele representa. “Vai ajudar muitas famílias, inclusive a minha porque estou desempregada, com cinco filhos e uma neta. Para mim veio em uma boa hora, por isso sou muito agradecida, em nome de todos da minha família. E eu vou conseguir um emprego para mudar essa situação e abrir espaço para que outras sejam contempladas”, diz.

Flaviana Viçosa de Jesus, representante de uma das famílias contempladas

Com uma história semelhante à de Flaviana, Janaína Mércia de Freitas está desempregada, é viúva e tem sete filhos. Ela diz que conheceu o programa através do CRAS, que já concede cestas básicas à sua família, eventualmente. “Somos muito necessitados, tenho sete filhos, sou viúva e pra mim isso vai ser uma ajuda tremenda. Eu não tenho palavras suficientes para agradecer. É uma benção, uma esperança de qualidade de vida nesses tempos tão difíceis. Que essa benção chegue até outras pessoas que também precisam”, enfatiza.

Janaína Mércia de Freitas, mais uma contemplada presente na reunião da Semast

Critérios para inserção no Programa Tá na Mesa

Serão priorizadas as famílias que atendam requisitos como: famílias que possuam pessoa com deficiência, pessoas idosas ou gestante. Além disso, para ter acesso ao programa, é preciso atender às seguintes condições: possuir renda familiar per capita de até ¼ de um salário mínimo nacional; residir em São Cristóvão; estar cadastrado no CADÚNICO.

Realização do cadastro no Programa Tá na Mesa

Participantes atentos aos critérios de inserção e participação no programa

Fotos: Heitor Xavier