Semast inicia cursos e oficinas na Casa da Costura

20/09/2021 - 16:24 Atualizado há 19 horas



A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) deu início nesta segunda-feira (20), aos cursos e oficinas na nova sede da Casa da Costura Dona Zil. Na manhã de hoje, a abertura das atividades aconteceu com a Oficina Criativa de peças utilitárias e decorativas.

 

Com 40h de duração, a oficina tem o intuito de orientar as alunas sobre técnicas criativas e sustentáveis que podem ser utilizadas na produção artesanal. Além disso, a partir das dicas, as discentes poderão aprender experimentar novas maneiras de produzir, como utilizar corretamente as cores nas suas peças, e métodos alternativos para comercializar suas produções.

 

 

“Esse será um espaço de laboratório e de experimentação para pensar outras referências e estratégias do trabalho. Cada uma das alunas tem um tipo de saber e a partir disso nós iremos desenvolver as peças e produtos, levando em consideração a composição visual, uso das cores e reaproveitamento dos materiais. A sustentabilidade atravessa diretamente o nosso fazer, porque todas as peças que iremos produzir serão feitas a partir de materiais recicláveis e coisas que inicialmente iriam para o lixo”, explicou o instrutor da oficina, John Eldon.

 

Apesar de ter mais de 60 anos de experiência com corte e costura, Maria Helena Souza, decidiu se matricular na oficina porque considera que “nunca é tarde para aprender”. As novas técnicas apresentadas já no primeiro dia de aula surpreenderam a artesã de 71 anos. Segundo ela, a Casa da Costura está trazendo de volta a vontade de se dedicar ao trabalho com artesanato. “Até então eu estava parada com meus trabalhos manuais, mas a Casa da Costura têm me despertado. Através dessa oficina eu poderei aprender as novas técnicas para aprimorar ainda mais meu trabalho”, afirmou.

 

Maria Helena Souza, artesã e aluna da oficina

 

A Oficina Criativa de peças utilitárias e decorativas acontece nas segundas e quartas. A Casa da Costura também está ofertando Curso de Arte em Bordado, Arte em Crochê, Curso de Costura Básico, dentre outros.  

 

Fotos: Heitor Xavier