Semas realiza reunião com jovens e organizações sociais para discutir reativação do Conselho Municipal de Juventude

09/05/2023 - 22:25 Atualizado há 4 dias



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta terça-feira (09), a primeira reunião de mobilização para a reativação do Conselho Municipal de Juventude (Comjuve). O encontro, que ocorreu na Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista, no Centro Histórico, reuniu membros da gestão municipal, jovens sancristovenses, entidades da sociedade civil e movimentos sociais. 

 

O objetivo da reunião foi discutir as demandas da juventude e o processo de retomada do Conselho. O Conjuve tem o papel de realizar estudos, propor diretrizes gerais para as políticas públicas de juventude, e fiscalização das ações  voltadas a esse público, que  compreende a faixa de quinze a vinte e nove anos. O coordenador de juventude da Semas, Caio Graco, explica que o órgão é composto por membros da administração do município e pessoas e entidades da sociedade civil.

 

“A conformação do conselho é paritária. São cinco representações da própria Prefeitura e cinco representações  da sociedade civil. Uma representação de jovem com notoriedade no aspecto da juventude na sua comunidade e outras quatro representações de instituições que comprovem o trabalho com jovens, o que pode incluir movimentos sociais, organizações  e grêmios estudantis”, pontuou Caio. 

 

 

Caio Graco, cordenador de juventude da Semas 



 Os próximos passos, após essa reunião inicial de mobilização da comunidade, vão ser o lançamento do edital por parte da SEMAS e a convocação da assembleia eletiva para definir os inscritos. As pessoas que estiverem credenciadas como representantes de instituições da sociedade civil e das secretarias municipais vão estar aptas  para serem eleitas e votar. 



Para Firmino Júnior, vice-tesoureiro da Ação Social Unidos Venceremos (Asuv), uma associação localizada no bairro Rosa Elze, a reunião foi importante para mobilizar a juventude em torno de pautas como oportunidades de emprego, educação, saúde e lazer, demandas sociais de que trata a Asuv: “A gente já trabalha com a família, com jovens infratores, promovendo  assistência social. Nós ajudamos oferecendo  cursos para comunidade e uma parceria com o Comjuve é o que precisamos para buscar oportunidades para nossa juventude”, destacou.

 

 

Firmino Júnior, membro da Asuv

 

 

Segundo a cantora, poetisa, compositora, performer e atriz, Pérola Negra Lavinny, o Comjuve é uma instância de participação popular fundamental para a juventude do município. A artista, que mora no bairro Rosa Elze, participou da reunião como assessora do mandato da deputada estadual Linda Brasil. 

 

 

“É de grande importância esse espaço de discussão. A juventude  precisa ter voz, de fato participar da definição de questões que a envolvem, não só aqueles que são  participantes ativos do conselho, mas a própria juventude independente, falando o que acha”, concluiu.

 

 

 

Pérola Negra Lavinny, artista e assessora parlamentar

 

 

 

Além de representações políticas e da sociedade civil, o encontro reuniu jovens do município como Katielly Lima. A adolescente é beneficiária do Serviço de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e tem 17 anos de idade. Ela relata a experiência de  estar pela primeira vez em um espaço de participação social: 

 

“Eu acho emocionante estar aqui. Nunca estive nesse tipo de reuniões. Aqui eu aprendi coisas que eu nunca ouvi e pude entender como é importante a participação dos jovens em espaços como esse”, contou Katielly. 



 

Katielly Lima, estudante

 

 

 

Histórico do Comjuve em São Cristóvão 




Em 2018 o prefeito Marcos Santana assinou um decreto de lei  para a criação  do Conselho  Municipal de Juventude. Dentro da Semas já existia uma Coordenadoria Municipal  de Juventude, que foi a primeira na história de São Cristóvão. No mesmo ano o Conselho teve as atividades iniciadas e, por unanimidade, José Américo Costa foi eleito o presidente, cargo que ocupou  até 2020, quando teve que se ausentar. 

 

Atualmente, ele é coordenador de esportes comunitários na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) e destaca as conquistas importantes que o conselho já foi capaz de garantir para a juventude do município: 

 

“Fizemos muitos eventos e uma das pautas mais importantes foi o transporte público para cursos técnicos e também universitários. Lutamos para fortalecer a  oferta de transporte. Outra reivindicação importante foi a oferta de cursos no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e outras instituições de formação técnica. Através disso,  vários cursos foram ofertados dentro do município”, ressaltou. 

 

 

José Américo Costa, coordenador de esportes comunitários da Semel

 

 

Após a pandemia da COVID-19 o conselho foi desativado, mas em  setembro do ano passado foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo prefeito Marcos Santana um projeto de lei que recria o conselho e define as diretrizes para o seu funcionamento. 



Próxima reunião para a criação do Conselho 



Com o objetivo de ampliar o acesso da juventude e das organizações sociais ao processo de reativação do Comjuve, a Semas vai realizar uma nova reunião no próximo dia 25 de maio, no turno da tarde, em horário que será divulgado posteriormente. Dessa vez o local do encontro será a Biblioteca Pública Professor Luiz Alberto, no bairro Rosa Elze.

 

 

 

 

 

Fotos: Susana Fraga.