SEMAS realiza pré-conferência e debate políticas públicas para crianças e adolescentes com representantes da comunidade

08/12/2022 - 14:24 Atualizado há 22 horas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou na tarde desta quarta-feira (07), no Lar Esmeralda, localizado no Loteamento Recreio dos Passarinhos, uma das Pré-conferências que antecedem a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Cristóvão.  O Evento será realizado no dia 16 deste mês na Universidade Federal de Sergipe e terá como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

De acordo com Géssica Silva de Jesus, diretora de proteção social da SEMAS, o principal objetivo das pré-Conferências é o de discutir e fomentar políticas públicas direcionadas ao público infantojuvenil. “Serão promovidas duas pré-conferências antes da conferência estadual e posteriormente da nacional e reuniremos comunidades do Centro Histórico e depois da região da Grande Rosa Elze. O objetivo destes encontros é estreitar o diálogo entre sociedade e o poder público, no sentido de pensar novas estratégias de efetivação dos direitos da criança e do adolescente e melhorar de fato todas as políticas públicas que são destinadas para este público”, explicou.

Géssica Silva de Jesus, diretora de proteção social da SEMAS

Os estudantes Rita Mariany e Simon Cantionilia estiveram presentes na pré-conferência que ocorreu no Lar Esmeralda e representaram a comunidade quando discursaram sobre a importância de ter as suas demandas e necessidades ouvidas pelo poder público. “Sermos ouvidos por representantes da assistência social é muito importante porque nos sentimos representados e valorizados. Através desses diálogos é que vem as oportunidades, inclusive de aprender coisas novas”, afirmou Simon.

Simon Cantionilia e Rita Mariany, estudantes

Gilzanira Nascimento Bastos, gerente do Centro de Referência de Assistência Social São Cristóvão (CRAS), fala sobre a importância de mobilizar usuários do serviço de convivência para participar dessa pré-conferência. “Trouxemos cerca de 50 pessoas, incluindo os seus familiares, porque entendemos que a conferência é um espaço muito importante para essa discussão de melhorias tanto no atendimento como para o próprio desenvolvimento da criança e do adolescente. Pensar políticas públicas promove o protagonismo, ampliação de conhecimento e melhoria da vida na comunidade”, frisou.

Gilzanira Nascimento Bastos, gerente do CRAS São Cristóvão

As pré-conferências tiveram a participação do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) e do Conselho Tutelar. O próximo encontro será realizado hoje (08) com representantes da Instituição Amigos do Sion, no Loteamento Jardim Esperança, onde será debatida a mesma temática e serão determinadas as estratégias de ações que serão levadas à conferência, com o foco nas demandas da população. A conferência contará com uma ampla programação e apresentação de palestras sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia e a respeito da importância do controle social nos processos de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes.