Semas realiza capacitação para servidores da Unidade de Acolhimento Nossa Sra. da Vitória

31/05/2023 - 16:12 Atualizado há 10 horas



 

A Secretaria de Assistência Social (Semas) está realizando uma capacitação para os servidores da Unidade de Acolhimento Nossa Sra. da Vitória. A formação teve início nesta terça-feira (30) e vai durar até a próxima quinta-feira (01). A iniciativa  tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais, auxiliar no desenvolvimento de suas funções e melhorar a oferta do serviço às crianças e adolescentes acolhidos. 

 

A coordenadora de gestão do trabalho da Semas, Shirlene Luduvice explica que a formação foi dividida quanto ao conteúdo para cada um dos três dias: 

 

“No primeiro dia a capacitação foi realizada com todos os profissionais das unidades, discutindo sobre o acolhimento, incentivo, funcionamento e organização, e foi feita uma contextualização histórica e um panorama atual do processo de acolhimento. Neste dia 31 a discussão foi sobre  articulação do trabalho em rede, junto às secretarias de assistência, saúde, educação e o conselho tutelar e o fortalecimento dessa parceria”, pontuou.  

 

 

Shirlene Luduvice, coordenadora de gestão do trabalho da Semas

 

 

 

Já nesta quinta-feira a formação segue, voltada somente para os cuidadores, com a discussão da  relação entre esses profissionais e as pessoas acolhidas.  Essa capacitação faz parte do plano de educação permanente da secretaria, que teve  início ano passado e vai até o ano 2025. 



A psicóloga Carolina de Souza, responsável por ministrar a formação desta quarta-feira destaca que é fundamental a discussão sobre o trabalho de acolhimento em rede para viabilizar o suporte necessário para o público vulnerável: 

 

“É necessário  todo um suporte institucional, seja da saúde, da educação, da assistência, como também de órgãos que a gente chama de sistema de garantia de direitos, que é conselho tutelar e justiça. Então a ideia é pensar em cada um desses papéis, quem deveria fazer o que e como esses papéis devem se integrar para fazer funcionar o trabalho da melhor forma possível”, concluiu. 

 

 

Carolina de Souza, psicóloga

 

 

 

Já a gerente da Unidade de Acolhimento Nossa Sra. da Vitória, Rafaele França ressalta que a formação é fundamental para desmistificar o papel do acolhimento institucional e unificar a rede de assistência: 

 

“Muitas pessoas não entendem realmente qual é o nosso serviço, o que a gente faz e como a gente faz. Então, essa capacitação reforça a compreensão de que o acolhimento institucional é um serviço de proteção e não de punição. Que as crianças são  responsabilidade não só do da assistência mas de toda uma rede porque é necessário sanar as demandas em saúde, segurança e educação, então, a gente precisa que cada um fique ciente do seu papel”. 

 

 

Rafaele França, gerente da Unidade de Acolhimento Nossa Sra. da Vitória



 

 

Fotos: Heitor Xavier.