Semas promove encontro comemorativo ao Dia Nacional do Assistente Social

15/05/2023 - 15:30 Atualizado há 2 dias



 

Na manhã desta segunda-feira (15) a Prefeitura de São Cristóvão parabeniza e homenageia todos os assistentes sociais que estão ativos pela comunidade local. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o trabalho de assegurar e defender os direitos dos trabalhadores e todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade é exercido com toda atenção e responsabilidade, e esta data comemorativa não poderia passar sem festividade. 

 

De acordo com a secretária da Semas, Lucianne Rocha, a política da Assistência Social nasce com a ação do assistente social e, partindo desse princípio, pode-se ter a dimensão da precisão que este profissional tem na sociedade. “São pessoas competentes que lutam pela garantia de direitos, pelas liberdades democráticas, e que faz muita referência ao que a gente tem como pilar na nossa gestão. Dentro da nossa política, dentro do nosso município inteiro, são profissionais que estão ali na ponta, conhecem melhor do que ninguém a população e seus anseios; estão ali no dia a dia lutando para que essa população tenha o seu direito garantido e seja atendido da melhor forma possível”. 

 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas 

 

 

A assistente social da habitação, Verônica Nunes, sente-se alegre por ter momentos fraternos e poder comemorar junto aos colegas de profissão. “Nosso trabalho, diariamente, é ver muita vulnerabilidade e pobreza; e quando conseguimos nos reunir com as amigas, em um momento de alegria, dá um acalento a mais para o nosso coração, além, claro, do reconhecimento”. 

 

Tratando-se de reconhecimento, esse é o principal valor que Thaisa Bezerra, assistente social da CRESAN, consegue ver em momentos de confraternização e homenagens ao trabalho exercido pelo assistente social. “Encontros assim exaltam a importância da nossa profissão, em celebração e socialização com os demais. O assistente social é um ofício muito importante, e esse é um momento de comemorar e mostrar essa importância para a sociedade”. 

 

 

Verônica Nunes e Thaisa Barreto, assistenstes socias 

 

 

Itanamara Guedes, assistente social que está na função de diretora de planejamento e gestão do SUAS na Semas, partilha sua posição a respeito desse trabalho ser a ponte entre poder público e população, já que são esses trabalhadores que atuam nas diversas políticas públicas, nas perspectivas de tentar viabilizar o acesso dos usuários, mais precisamente a população mais vulnerável; aos direitos sociais, às políticas sociais, entre outras funções de extrema necessidade à toda sociedade. A mesma afirma que assistente social é sinônimo de resistência.  “Nesse momento de confraternizar o nosso dia, nossa luta, do nosso fazer profissional, a secretaria presta uma homenagem aos seus servidores, porque entende que o trabalho dela é essencial para construir a política de assistência social no nosso município”, finaliza. 

 

 

Itanamara Guedes, diretora de planejamento e gestão do SUAS




Fotos: Dani Santos