Semas leva programa ‘Tá na Mesa’ para o povoado Rita Cacete

23/02/2023 - 13:11 Atualizado há 4 horas

Com o objetivo de facilitar o acesso e aproximar ainda mais a população beneficiária do ‘Tá na Mesa’, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na última semana a primeira edição do programa no povoado Rita Cacete. Na oportunidade, as famílias assistidas puderam participar de uma oficina sobre educação ambiental. A atividade contou com a parceria da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado Rita Cacete.

A coordenadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), Winnie Correia, explicou que além das famílias que residem no povoado Rita Cacete, a ação também atende a demanda de moradores de locais como o bairro Irineu Neri, Coqueiro, Arame, Enseada e Colônia Miranda, que antes precisavam se deslocar para o Centro Histórico para receber o benefício da cesta de alimentos. “Nossa intenção é manter as oficinas do Tá na Mesa em três locais: Centro Histórico, Eduardo Gomes e Rita Cacete, para assim ficar cada vez mais próximo dessas pessoas. Somente nesta região nós temos 30 famílias atendidas”, completou Winnie.

Coordenadora do Cresan, Winnie Correia

A participação das famílias nas oficinas é uma das condicionantes para que elas recebam o benefício da cesta de alimentos. Um dos principais objetivos do programa com as oficinas é possibilitar que famílias em situação de insegurança alimentar grave desenvolvam diversas habilidades dentro do seu âmbito familiar para que superem essa situação.

A oficina desta edição do programa foi ministrada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que buscaram levar informações sobre educação ambiental, abordando questões como reaproveitamento de alimentos e reciclagem. “O objetivo principal é transmitir para as comunidades todas as informações sobre consumo consciente e valorização do meio ambiente”, explicou Manoel Júnior, coordenador de educação ambiental da Semma.

Manoel Júnior, coordenador de ed. ambiental

Contemplada pelo programa há cerca de um ano, a marisqueira Renata Maia dos Santos relatou que o benefício tem sido fundamental para ela e sua família. “Nós temos passado por muitas dificuldades e essa cesta de alimentos tem nos ajudado bastante. Além das oficinas que sempre tem algo novo a agregar para o nosso conhecimento”, apontou.

Renata Maia, marisqueira