Semap finaliza Semana de Agricultura com plantio de 50 mudas no povoado Caípe

30/07/2021 - 17:05 Atualizado há 3 horas

Finalizando as atividades da Semana de Agricultura de São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap) realizou nesta sexta-feira (30) o plantio de 50 mudas às margens do rio do Caípe, povoado do município. A ação tem como objetivo diminuir o processo de erosão do solo para preservar as matas ciliares, bem como estabelecer o equilíbrio do meio ambiente. Nessa primeira etapa de plantio, foram utilizadas as mudas da espécie, ipê, biroba, araçá grande, pau-ferro e saboneteira.

Edmilson Brito, secretário de agricultura, meio ambiente e pesca, avaliou positivamente as atividades desenvolvidas durante a semana, e ressaltou a importância da proteção das margens dos rios, responsáveis por promover a interação entre os ecossistemas aquáticos e terrestres. “Com o meio ambiente equilibrado, a agricultura se desenvolve melhor. De maneira especial o rio, que é responsável por abastecer e fertilizar o solo. Estamos intensificando esse trabalho de cuidado e preservação com os nossos bens naturais”, falou o secretário.

Edmilson Brito, secretário da semap

Para o coordenador de agricultura e pesca da Semap, Anderson Cardoso, “é uma satisfação muito grande poder finalizar essa semana plantando árvores e recuperando a mata ciliar do rio do Caípe. Um local muito importante da nossa cidade, onde muitos munícipes chegam para se banhar, onde nós percebemos a necessidade de recuperar a margem degradada. Mais ao lado temos uma pequena ponte, estamos recuperando também para evitar que a erosão chegue a prejudicar as estruturas dela que passa sobre o rio.”

Anderson Cardoso, coordenador de agricultura e pesca

O coordenador ainda falou que ao longo de todas as atividades durante a semana, os agricultores envolvidos estavam sempre buscando se dedicar para aperfeiçoar as suas práticas. “Todos os nossos objetivos foram alcançados, conseguimos na segunda-feira fazer a roda de negócios com os nossos parceiros, todas as outras atividades como a oficina de compostagem, a oficina de hortas caseiras, tiveram uma boa interatividade com os agricultores, eles mostraram o interesse que tinham em aprender o que a gente estava ensinando, então foi tudo positivo”, finalizou Anderson.

Equipe da Semap

O vice-prefeito Paulo Júnior também esteve presente na atividade e afirmou o compromisso da gestão para com os agricultores e o meio ambiente. “Com o apoio da Prefeitura, a Semap estava desenvolvendo diversas ações ao decorrer da semana, incentivando os agricultores familiares com capacitações e outros trabalhos. Hoje está sendo finalizada com o replantio das matas ciliares, para que com o equilíbrio ambiental seja possível fomentar a produção dos pequenos agricultores”, frisou o vice.

Vice-prefeito Paulo Júnior

Oficina de Compostagem no Rosa de Luxemburgo